Equipe Rondonista do Campus Palmas retorna de Operação em Santa Catarina – Campus Palmas

extensionistas

Equipe Rondonista do Campus Palmas retorna de Operação em Santa Catarina

O grupo formado pelo professor Silvano Aparecido Redon e pelos acadêmicos Samuel  Fernandes Pimenta, do Curso de Química, Wagner Andrey Fortunati Luza e Dagliane Carpes Poncio, do curso de Engenharia Agronômica, que estavam participando desde o dia 06 de julho da Operação Portal do Oeste promovida pelo Núcleo Extensionista Rondon da UDESC, Universidade do Estado de Santa Catarina, retornou a Palmas.

Durante o período, os acadêmicos puderam participar de uma série de atividades que compõe as oito áreas das ações de extensão: educação, saúde, meio ambiente, direitos humanos e justiça, cultura, comunicação, trabalho e tecnologia e produção através da realização de oficinas de trabalho realizadas nas escolas, postos de saúde, vilas culturais, APAE, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, CRAS, Centro de Referência em Assistência Social, ONGs, Organizações Não Governamentais, e associações de moradores, entre outros espaços.  Algumas das atividades realizadas com os moradores e também com os servidores públicos das localidades que receberam a Operação – médicos, enfermeiros, professores, diretores de escolas e secretários municipais – versaram sobre os temas sexualidade, educação inclusiva, atendimento humanizado na área da saúde e da educação, segurança no trabalho rural, direitos e cidadania, cultura e desenvolvimento sustentável e profissionalização, entre outros.

A organização das atividades foi realizada pelos moradores e acadêmicos, os quais somaram esforços no sentido de construírem, coletivamente, possíveis encaminhamentos a  uma série de situações problema apontados pelos próprios moradores, numa abordagem multidisciplinar e dinâmica. Dessa forma, o projeto contemplou a responsabilidade social das universidades, que é a de garantir, por meios de ações de extensão, a criação e o aprimoramento de mecanismos para o reconhecimento dos desafios e das potencialidades para o desenvolvimento regional do entorno, levando-se em consideração a história e os arranjos locais. Participaram da Operação Portal do Oeste, duzentos e oitenta acadêmicos e professores de todas as regiões do país.

Essa foi a primeira vez que alunos e professores do Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná participam das operações do Projeto Rondon. Considerando o apoio recebido pela Direção do Campus, esperamos que outros acadêmicos participem das novas operações, já em 2017, pois, além de oferecer contribuições à sociedade, função social das instituições superiores de ensino, o Projeto tem uma preocupação com a formação cidadã do acadêmico, contemplando uma dimensão holista essencialmente importante para a sua formação profissional, ética e humana. É evidente que as cidades tiveram um ganho qualitativo com as atividades que foram desenvolvidas, também os acadêmicos tiveram experiências que marcarão não apenas suas práticas profissionais, mas suas interações como cidadãos. As instâncias reflexivas podem ser desenvolver em diferentes contextos, e a troca de saberes entre as comunidades e os acadêmicos das diferentes áreas e regiões do Brasil propiciam a democratização e ao acesso aos saberes construídos e desenvolvidos pelas universidades.

Para a acadêmica do curso de Agronomia, Dagliane Poncio, “foram onze dias de troca de conhecimentos com a equipe e com a comunidade local, aprendendo algo novo a cada dia, em que, mais do que ensinar, tivemos a oportunidade de aprender com os moradores, que buscavam mostrar aquilo que conheciam”. Para Samuel, acadêmico do curso de Química, o Projeto Rondon “é “um dos melhores projetos de extensão universitário do Brasil, pois proporciona um intercambio entre universitários de várias partes do país, levando as instituições públicas às mais diversas regiões, atendendo grande maior número de pessoas e comunidades”.
Por sua vez o acadêmico Wagner Andrey Fortunati Luza, do curso de Engenharia Agronômica afirma que “estar próximo do cotidiano das comunidades faz com que tenhamos um senso mais crítico da realidade vivida. O rondonista sai da operação consciente do trabalho que deverá fazer para contribuir com a sociedade, pois estar em contato direto com a população e seus reais problemas, faz com que tenhamos mais atenção e consciência do que podemos fazer para mudar a realidade do nosso país, principalmente nas áreas de saúde, educação e meio ambiente”.

Além da UDESC, instituição organizadora, e do IFPR, o Projeto teve a participação das seguintes instituições: Univale, Universidade Vale do Itajaí, Unirio, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UFFS, Universidades Federal da Fronteira Sul, UFRR, Universidade Federal de Roraima, FAMEMA, Faculdade de Medicina de Marília, IFSC, Instituto Federal de Santa Catarina, UFRGS, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto FAZER de Brasília e UNB, Universidade Nacional de Brasília.

Importa destacar a acolhida e receptividade com relação à participação do IFPR como uma das instituições parceiras da UDESC na execução e realização das atividades realizadas durante os 11 dias da Operação, bem como o convite para o retorno na próxima edição do Projeto.

História

O Núcleo Extensionista Rondon da Udesc, Universidade do Estado de Santa Catarina, foi criado em 2010.  Desde sua criação, cidades de Santa Catarina, Paraná, Goiás e Argentina receberam ações realizadas pelo referido Núcleo em suas doze expedições, em que foram contemplados 126 municípios e um público de cerca de 280.000 pessoas. A décima segunda inserção, a Operação Portal do Oeste, foi realizada em doze cidades do oeste de Santa Catarina e atingiu público de trinta e duas mil pessoas.