Alunos do curso Técnico em Alimentos realizam visita técnica em Curitiba – Campus Palmas

Alunos do curso Técnico em Alimentos realizam visita técnica em Curitiba

Na última sexta-feira, 10 de fevereiro, 2017, estudantes ensino médio do curso técnico em alimentos do Instituto Federal do Paraná (IFPR)- Campus Palmas, estiveram na capital do estado, Curitiba, realizando a primeira visita técnica oficial de longa distância com adolescentes, sob a coordenação da docente e teatróloga Carine Xavier, do colegiado  de Artes da instituição. Na oportunidade, os alunos tiveram a possibilidade de conhecer alguns espaços culturais na capital, como: Teatro Guaíra construído em 1952, que deu início a arquitetura modernista no Brasil, numa visita monitorada com o produtor cultural Aldice Lopes. Os alunos conheram os bastidores do Guairão e Guairinha. Posteriormente  um oportunidade única com o teatro de rua, nas escadarias da UFPR- Santos Andrade,  com a peça “Miranda Ciranda do amor” do grupo Arte da Comédia. Na qual alunos interagiram com os atores durante toda encenação, um exemplo marcante da Comédia dell´art. Além disso, os alunos puderam conhecer um pouco das obras de Sebastião Salgado, considerado um dos maiores fotógrafos brasileiros com a exposição Exodo, no espaço cultural da Caixa, naquele município, até ficará até o dia 12 de Fevereiro.  Também, os jovens conheceram a Secretária de Cultura do estado do Paraná. Finalizando com o espetáculo Guernica, que está no espaço da Capela Santa Maria.

Ainda podemos destacar que os acadêmicos da graduação do curso de Artes do Instituto Federal do Paraná, do sexto e oitavo período, também realizaram uma maratona teatral, no início do mês 02 e 03 de fevereiro. Essa maratona, segundo a professora Carine, tem como intuito repertoriar os artes educadores com elementos da Arte Cênicas-Teatro para se trabalhar no ambiente escolar e no ensino não formal.  Durante os dois dias, o grupo de acadêmicos tiveram a oportunidade de vivenciar e conhecer possibilidades cênicas para o ensino formal e não formal, espetáculos cênicos, palestra com grandes nomes do teatro Paranaense como : Regina Vogue, Edson Bueno, Rodrigo de Oliveira, Gerson Sada e Renato Perré. Como também, oportunidade de conhecer pessoalmente o secretário da Cultura do Estado do Paraná, João Luiz Fianni. Entre as peças teatrais, assistiram Guernica de Laura Haddad; A menina e o Lampião- espetáculo de formas animadas de Renato Perré; A roupa nova do rei de Mauricio Vogue; A tarada do boqueirão de Fianni e de Casa do Terror do Fianni.

Para acadêmica Michelli cita que “não tem como definir apenas um local da visita que foi marcante, pois todos acrescentaram algo na minha formação. Não tinha conhecimento da existência, dos Teatros feitos em casa residencial, como por exemplo o espaço Novelas Curitibanas e do Estúdio Delírio. Outra vivencia foi a apresentação contemporânea Guernica, que até então só tinha tido oportunidade em vivenciar em vídeos, foi uma experiência inesquecível.  Já o teatro de formas animadas me mostrou a junção de teatro e a música.” Outra acadêmica que se surpreendeu com a visita foi a aluna Daniele que descreve “sem palavras para mensurar o quanto foi maravilhosa a visita em espaço culturais e teatro da capital. Só veio a acrescentar o meu currículo como arte educadora.”

A mestre e docente do curso de Artes, Carine Xavier salienta a relevância das visitas técnicas na capital Paranaense. “ Sempre tive oportunidade de vivenciar a arte desde a minha infância. Tanto que hoje sou mestre em teatro devido a inúmeros incentivos pessoais e profissionais. Consequentemente sou sim, uma incentivadora de que todos devem conhecer e experenciar a cultura através das manifestações artísticas. Durante as duas visitas os olhares dos aprendizes e futuros arte educadores demonstram que essa proposta é a primeira de inúmeras que o IFPR irá oportunizar.”