Implantação do pomar experimental no IFPR Campus Palmas – Campus Palmas

Implantação do pomar experimental no IFPR Campus Palmas

O curso de Engenharia Agronômica do IFPR Campus Palmas está implantando um pomar em sua área experimental, visando realizar aulas práticas e desenvolver projetos de pesquisa na área de fruticultura de clima temperado.
A implantação do pomar começou no mês de fevereiro de 2017 durante as atividades da disciplina de Fruticultura I, quando os próprios alunos produziram algumas mudas, e adquiriram as demais

. Os alunos conseguiram doação de algumas mudas e materiais para a implantação. As culturas implantadas até o momento são macieira, videira e pessegueiro.
A segunda fase da implantação do pomar experimental ocorreu no dia (11/08), quando os alunos se deslocaram até um pomar no município de Água Doce – SC, para coletar plantas que foram doadas por um pomar que está encerrando suas atividades.
O professor Paulo Bueno, idealizador do projeto, explica que ficou sabendo que a empresa estava encerrando suas atividades nessa área no município de Água Doce, e aproveitou para pedir a doação das plantas para o IFPR. O professor ressalta que com essa doação, o curso de Engenharia Agronômica estará implantando um pomar experimental de altíssima qualidade, utilizando plantas já adultas, de algumas das melhores cultivares que estão disponíveis no mercado. Os dados desse trabalho serão úteis para empreendedores que pretendem investir nesse setor no futuro.
Toda a equipe dedicou a última semana para a implantação do pomar, sempre contando com doações e trabalho em equipe dos alunos. Os próximos desafios são angariar materiais para a sustentação das novas videiras, que serão pleiteados nos próximos editais internos do IFPR, e também com doações de empresas.
De acordo com o professor Paulo, outro fator importante é que quando as plantas estiverem em plena produção, as frutas poderão também ser utilizadas por outros cursos do IFPR, como Tecnologia de Alimentos, Ciências Biológicas e Farmácia, para aulas práticas, processamento e análises.

Confira as fotos em nossa página no Facebook