Projeto “Sala Verde dos Campus de Palmas” é contemplado em chamada pública do Ministério do Meio Ambiente – Campus Palmas

O projeto “Salas Verdes” é coordenado pelo Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (DEA/MMA) consiste no incentivo à implantação de espaços socioambientais para atuarem como potenciais Centros de informação e Formação ambiental. As “Salas Verdes” são espaços vinculados a uma instituição pública ou privada, que poderão se dedicar a projetos, ações e programas de educação ambiental. No dia 25 de maio saiu o resultado final da chamada Nº 01/2017 – CRIAÇÃO DE NOVAS SALAS VERDES, um edital ao qual o IFPR Campus Palmas, curso de Ciências Biológicas em parceria com a Prefeitura Municipal de Palmas, Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, e com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio – Palmas) concorremos para a criação de um destes espaços no município de Palmas. Esse espaço se chamará “Sala Verde – Ventos dos Campos de Palmas”.

Como cada sala verde tem características próprias, a do município de Palmas foi pensada para servir não apenas como uma “biblioteca verde” onde a comunidade pode encontrar literatura especializada na área de Meio ambiente, mas uma sala dinâmica que funcionará como Museu para exposição de animais e plantas da região provenientes das pesquisas desenvolvidas realizadas pelo IFPR campus Palmas nas Unidades de Conservação regidas pelo ICMBio.

A ideia é que esse espaço ofereça um “cardápio” de ações e atividades relacionadas a educação ambiental como trilhas temáticas que podem ser agendadas por escolas, grupos e mesmo turistas. Além disso a ideia é que seja construída um calendário de atividades relacionadas ao meio ambiente, realizadas durante o ano junto com as Secretarias de Meio Ambiente e Educação da Prefeitura de Palmas e incluí-las como eventos da cidade – esse calendário incluiria atividades no dia do meio Ambiente, dia do Biólogo, Dia da árvore, dia da água entre outros. Outras ações promovidas pela sala verde serão palestras e cursos relacionados a educação ambiental. Inicialmente a Sala Verde vai ser estabelecida no Parque de Exposições Pé Vermelho mas está sendo negociado um espaço mais centralizado com sede no Parque da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no centro da cidade.