Estudantes Do Grupo De Estudo E Pesquisa Em Educação E Química Verde (GEPEQV) Do Instituto Federal Do Paraná – Campus Palmas, Participam Do 16º Simpósio Brasileiro De Educação Química – Campus Palmas

As acadêmicas Francisnara Tonholi (Licencianda em Química) e Juliana Aparecida Bolzan (Estudante do curso de Farmácia), integrantes do grupo de Estudo e Pesquisa de Química Verde do IFPR, Campus Palmas, participaram do 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química que aconteceu no Rio de Janeiro / RJ nos dias 06 a 08 de Agosto de 2018.

Sobre o Evento:

Em tempos de reformulação do ensino médio, novas tecnologias educacionais e facilidade de acesso à informação, o evento apresentou como questão problematizadora: qual conhecimento de Química é necessário para que um cidadão exerça plenamente sua cidadania no Século XXI? Em busca de respostas, o evento reuniu trabalhos desenvolvidos na área em instituições de ensino a nível nacional, sendo o tema central: Educação Química no Século XXI: O que e como ensinar frente às mudanças.

No contexto do tema, as estudantes Francisnara Tonholi e Juliana Aparecida Bolzan, apresentaram um artigo completo na modalidade oral e dois artigos completos e um resumo expandido na modalidade banner com os seguintes temas:

1) Artigos completos

ESTRELA VERDE: ANÁLISE SEMIQUANTITATIVA PARA AVALIAR A VERDURA QUÍMICA DO MÉTODO DE EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA DO CHÁ PRETO
Autores: Tayane Silva, Juliana Bolzan, Sandra I. A. A. Gomes, Marilei C. M. Sandri.

A DIFUSÃO DA QUÍMICA VERDE NO ENSINO: ANÁLISE DOS ARTIGOS DA REVISTA QUÍMICA NOVA NO PERÍODO DE 2010 À 2017
Autores: Francisnara Tonholi, Marilei Casturina Mendes Sandri, Sandra Inês Adams Angnes.

OBTENÇÃO DO SALICILATO DE METILA: PROPOSTAS MAIS VERDES APLICÁVEIS AO ENSINO DE QUÍMICA
Autores: Jainne Banzatto, Juliana Aparecida Bolzan, Sandra Inês Adams Angnes Gomes, Marilei Casturina Mendes Sandri

2) Resumo expandido

UMA PROPOSTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE PILHAS E BATERIAS SOB PERSPECTIVA SOCIOAMBIENTAL