Ação do Projeto de Extensão Escola de Detergentes em parceria APAE – Palmas – Campus Palmas

Ação do Projeto de Extensão Escola de Detergentes em parceria APAE – Palmas

As acadêmicas Graziele Del Sent da Silva e Viviane Aparecida dos Santos do curso de Química, sob orientação dos professores responsáveis pelo projeto de Extensão Escola de Detergentes, realizaram atividades experimentais com os alunos da APAE de Palmas – PR. As ações consistiram de dois momentos: o primeiro encontro ocorreu na sede da APAE com atividades sobre segurança de laboratório e a ação tensoativa dos sabões e detergentes; e o segundo momento, realizado no laboratório de Química Orgânica do curso de licenciatura em Química do IFPR, no qual foram produzidos amaciante e sabão líquido pelos alunos.

Os encontros proporcionaram a integração dos acadêmicos e professores do curso de Química com os alunos e profissionais da APAE, possibilitando momentos de reflexão sobre a transposição didática dos conhecimentos específicos dentro de uma realidade distinta: a educação especial. Além disso, a professora Heloysa Campos, regente das turmas participantes da APAE atuará como multiplicadora dos processos de produção de saneantes para as famílias dos aprendizes.
Na APAE, as práticas pedagógicas visam a habilitação profissional em diversas áreas, voltadas às aptidões dos alunos a fim de desenvolver suas atividades sociais, de maneira integrada ao atendimento educacional especializado ao estudante com deficiência intelectual e múltipla. Sendo assim, as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão visaram capacitar os aprendizes e seus familiares para a elaboração de produtos de limpeza de baixo custo na escola e em suas próprias residências.
Em antecipação às atividades do projeto, a professora Heloysa, empreendeu atividades de sensibilização quanto ao descarte incorreto do óleo residual de frituras e consequências causadas ao meio ambiente, que culminaram na coleta seletiva do óleo utilizado como matéria prima.

Veja as fotos do Evento: