Acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFPR campus Palmas participam do 15º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas em Foz do Iguaçu – Campus Palmas

Notícias

Acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFPR campus Palmas participam do 15º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas em Foz do Iguaçu

Publicado em

Copiado!

Acadêmicos do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Palmas, participaram de 17 à 19 de outubro, do 15o Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) em Foz do Iguaçu no Paraná.

O evento realizado no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu, reuniu quase 4 mil pessoas de nove países: Brasil, Argentina, Paraguai, Colômbia, Venezuela, Peru, Cuba, Estados Unidos e Dinamarca.

Na ocasião, os estudantes visitaram a Usina Hidrelétrica de Itaipu, participaram de palestras, mini-cursos, concursos, competições e discussões sobre vários temas como desenvolvimento de sistemas, segurança e privacidade na internet, soluções tecnológicas de inteligência artificial, robótica, automação, negócios, impressoras 3D, aprendizagem criativa e internet das coisas.
Realizaram uma oficina de chão com Alexandre de Souza (Casemonstro) que de maneira muito didática exemplificou conceitos abstratos de programação de computadores, algoritmos e estruturas de dados com alguns de seus projetos de Robótica com o Arduíno.

Os alunos Kaique Spagnol e Michel Cassol venceram o desafio de resolver um dos problemas sociais dos moradores da tríplice fronteira lançado no 1o Hackaton Latinoware 2018. A proposta apresentada por eles foi o aplicativo “Moving Foz”, focado na mobilidade urbana de Foz do Iguaçu, propondo o rastreamento e coleta de dados dos transportes coletivos para auxiliar os moradores e turistas a terem uma experiência mais agradável e com informações em tempo real de transportes em Foz. O projeto também propõem que por meio de uma relação B2B (business-to-business) seja realizada uma parceria público-privada para alimentar com dados os gestores envolvidos com a mobilidade urbana. Receberam como premiação ingressos para a Campus Party 2019 São Paulo, monitores de computador e a oportunidade de realizar uma avaliação junto à equipe do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) para fazerem parte do programa de aceleração de startups da Incubadora Santos Dumont.

Na avaliação da Professora Lauriana Paludo, que organizou a caravana do IFPR campus Palmas, a participação em eventos como esse contribui para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional dos estudantes, ampliando sua rede de contatos com outros estudantes e especialistas de diferentes instituições e regiões.

Confira as fotos do evento:

Topo