Saiba como foi o evento em comemoração aos 50 anos do curso de Pedagogia – Campus Palmas

Saiba como foi o evento em comemoração aos 50 anos do curso de Pedagogia

O Curso de Pedagogia do IFPR, Campus Palmas desenvolve o Projeto de Pesquisa e Extensão intitulado: Jubileu de Ouro do Curso de Pedagogia com o objetivo de promoção de uma agenda comemorativa, alusiva aos 50 anos de criação e funcionamento do curso de Pedagogia no município de Palmas. E nos dias 30 e 31 de outubro o professores e acadêmicos do curso se reuniram para um evento que marcou toda a comunidade acadêmica com palestras e homenagens à professores e alunos. No dia 30/10 foi organizada a Mesa de debate: Desafios e Perspectivas do curso de Pedagogia do IFPR-Campus Palmas formada por professores do próprio colegiado e que discorreram sobre um breve histórico do curso, uma fala sobre a o compromisso com a formação docente ao longo das historia da Educação .

A mesa foi formada pelos Prof Dr. Rafael Henrique Santin, prof. Dr. Allan Andrei Steimbach, pela professora Dra Vânia Maria Alves e convidada prof.Dra Ivânia Marini Piton, que ao término da primeira mesa, recebeu várias homenagens, dentre as quais destacamos a apresentação do professor e maestro Adimorvan Pícollo, da Escola de Música Sonar, que abrilhantou a noite de homenagens com suas canções de voz e violão. Após essa justa homenagem as atividades se seguiram com a formação de uma segunda mesa de debate formada pelas professoras: Carla Regina Wingert de Moraes, Francieli Fabris e Iara Aquino Henn, que tratou do tema: Educação Especial e Inclusiva , fechando a noite de maneira bastante proveitosa a todos os presentes. No dia 31/10, as homenagens se seguiram, desta vez aos acadêmicos e professores que dedicam-se a fazer pesquisa, nesse momento, logo no inicio da noite, foram chamadas à frente, a professora Dra Iara Aquino Henn e a acadêmica Mariana Hockmann Narciso do 6° período de Pedagogia, representando todos os professores e acadêmicos do curso, para receber uma homenagem aos esforços de todos os professores e acadêmicos em fazer suas pesquisas e por todos esses anos trazer cientificidade ao curso.

A aluna Mariana representou muito bem seus colegas acadêmicos ao participar de eventos científicos que lhe renderam duas das mais significativas premiações as quais vale registrar: 1° Lugar Geral no Evento Contextos e Conceitos Edição 2018 e 1o Lugar no Se2pin edição 2018 na classificação Graduação – em Ciências Humanas, com o trabalho Intitulado: Ensino e aprendizagem da Matemática: apresentando as principais dificuldades operacionais na área das funções matemáticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental , orientado pela professora Iara, a coordenadora do curso de Pedagogia, Márcia de Campos Biezeki, destacou que todos nos professores poderiam se sentir homenageados, bem como todos os acadêmicos pois apesar de muitas vezes as pesquisas não serem a publicizadas através de premiações de destaque, o fato de publicarmos nossos trabalhos serve em grande medida para dar ao nosso curso o teor científico que buscamos e certamente o enriquecimento do nosso trabalho se deve em muito dos esforços em manter equilibrada a base do ensino superior em: Ensino, Pesquisa e Extensão. Após a homenagem formou-se a 3ª mesa de debates do evento, que contou com a presença do professor do Instituto Federal Catarinense, prof. Ramon Cunha, que
acompanhados das professoras Iara Aquino Henn e Francieli Fabris, falou sobre os Desafios da Educação Especial e Inclusiva, enfatizando em sua fala a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS.

Ao término do evento a professora Márcia ainda comunicou a todos que, por se tratar de um projeto de extensão, as atividades do projeto Jubileu de Ouro do curso de Pedagogia não se concluem nesse dia, mas seguem com a agenda comemorativa até março de 2019.

Lembrou a todos que, em cada etapa de atividade um grupo de professores colaboradores do projeto se dedica a organizar junto aos alunos as atividades propostas, tais como mostras, palestras, produção de artigos científicos, entrevistas, e para o mês de novembro está programada uma solenidade de moção de aplauso pela Câmara de Vereadores de Palmas-PR ao curso de Pedagogia, a professora agradeceu a presença de todos e em especial ao prof. Allan e ao 6° período que foram os responsáveis pela organização do evento.

Veja as fotos do evento: