Campus Palmas adota o Sistema Planif para desenvolvimento de Atividades Não Presenciais (APNP’s) – Campus Palmas

atividades remotas

Desde a suspensão do calendário acadêmico, a Equipe de Gestão e os demais servidores do Campus Palmas têm trabalhado constantemente a fim de fazer um diagnóstico da situação social e de acesso dos estudantes e docentes e, a partir disso, encontrar estratégias que contribuam para enfrentar e superar as demandas sociais apresentadas neste momento atípico que estamos vivendo e diminuam os prejuízos educacionais. Foram realizadas várias reuniões com o Colegiado Gestor Pedagógico e os servidores para discutir estas questões à luz das orientações do Conselho Nacional de Educação (CNE) e documentos institucionais e as atividades que diversos docentes têm realizado com os estudantes, de forma não presencial, fazendo uso da tecnologia.

Neste processo, o IFPR disponibilizou aos servidores uma atividade de capacitação sobre o uso da Plataforma Moodle, que será utilizada no Campus Palmas para o desenvolvimento de atividades com os estudantes que possam ser realizadas de forma não presencial. A Equipe de Gestão do campus também buscou oferecer aos servidores oficinas sobre temas relacionados ao uso da Plataforma, atividade esta que terá continuidade na próxima semana, no contexto da Semana Pedagógica.

Dando mais um passo e com o objetivo de buscar uma melhor organização institucional no que diz respeito às APNP’s, à Equipe de Gestão, acolhendo a sugestão de alguns docentes e com o apoio de diversos setores, como Seção Pedagógica e de Assuntos Estudantis (SEPAE), o Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (Napne), está trabalhando na implantação do Sistema de Planejamento e Sistematização do Trabalho Docente (Planif) no Campus Palmas.

O Sistema Planif foi desenvolvido pelo Professor Paulo Roberto Vieira Júnior, através de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma acadêmica do Campus Curitiba, e já vem sendo utilizado pelos Campi Colombo e Curitiba. Ele, que já disponível para os servidores do Campus Palmas, será utilizado como forma de publicização e acompanhamento das APNP’s.

Para maiores informações sobre Sistema Planif ou sobre as Atividades Pedagógicas não presenciais acesse: Ato Normativo Interno 01/2020 – Campus Palmas. Para dúvidas em relação ao primeiro acesso no Planif acesse o tutorial em anexo.