Campus Palmas realiza Formação Pedagógica com tema Inclusão de estudantes com deficiência no IFPR – Campus Palmas

sepae

Na última quarta (03), o Campus Palmas do IFPR promoveu a Formação Pedagógica “Inclusão de Estudantes com Deficiência no IFPR”. O evento, que ocorreu em dois momentos, contou com a contribuição de professores externos ao campus.

No período vespertino foi realizada uma mesa redonda com o tema “As bases legais da inclusão de estudantes com deficiência no IFPR”, da qual participaram o Professor Dr. Wesley Soares Guedes de Moraes (IFPR), que tratou sobre questões relacionadas à Coordenadoria Geral dos Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas – CONAPNE, e sobre as normativas internas sobre inclusão no IFPR e a Professora Me. Lana Cristina Barbosa de Melo (IFRR), que explanou sobre as bases legais nacionais da educação inclusiva no Brasil.

O período noturno contou com a participação da Professora Dra. Rosana Maria do Prado Luz Meireles, do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES-RJ), que ministrou uma palestra com o tema “Educação de estudantes surdos no Ensino Superior.”

A temática proposta foi a continuação de uma formação pedagógica iniciada no ano passado, tendo como tema a Educação Inclusiva, na qual a Professora Me. Lana Cristina Barbosa de Melo (IFRR) já havia contribuído.

Como instituição de ensino cujo um dos objetivos basilares é a questão da inclusão educacional, o tema abordado nesses momentos formativos é de extrema importância para a formação dos profissionais que atuam no campus, proporcionando debates e conhecimentos na área da Educação Especial Inclusiva e contribuindo para que suas práticas pedagógicas atendam aos objetivos da inclusão.

O Campus Palmas conta hoje com aproximadamente 30 estudantes inclusos – destes, 15 com laudo médico, e o trabalho pedagógico aqui desenvolvido deve ser pautado na concepção de uma instituição acolhedora. Neste sentido, os debates propostos visam contribuir para a formação continuada dos profissionais que atuam, direta ou indiretamente, nas questões relacionadas ao ensino, de forma a proporcionar a real e efetiva inclusão educacional.