Centro Acadêmico do Curso de Letras realiza evento alusivo ao Mês da Mulher – Campus Palmas

mulher

Centro Acadêmico do Curso de Letras realiza evento alusivo ao Mês da Mulher

Em referência ao Mês da Mulher, aconteceu na noite da última terça (dia 28), no Auditório do Campus Palmas o evento “Ser mulher: sua estranha mania de ter fé na vida”, organizado pelo Centro Acadêmico de Letras Português/Inglês (CALPI).

A roda de conversa contou com a participação presencial das professoras do Andréa Bohrer, Kátia Cilene, Suzete Reiter, Maria Isabel C. Da Silva, Francine Baranoski e Elaine Polo, além da professora Daiane P. Paz, que participou remotamente, direto da Espanha.

A proposta era que cada professora falasse sobre suas trajetórias pessoais e profissionais, apontando como a condição e papel de ser mulher marcou a caminhada de cada uma.

As discentes Ana Zatta e Daniela Rodrigues, acadêmicas do curso de Letras e integrantes do CALPI, estiveram na organização do evento. De acordo com Daniela, “esse evento foi pensado inicialmente para falar sobre as violências que nós mulheres sofremos diariamente. Mas ao decorrer da organização percebemos que a melhor forma de sermos ouvidas, seria demonstrando nossa força, nossa guarra, que essas adversidades não nos reprimem, intimidam, ou assustam”.

Em relação às docentes que participaram com seus relatos, Ana disse que “a ideia de chamar as professoras do nosso curso veio da grande admiração que temos por elas. São professoras fantásticas e achamos que seria importante conhecer um pouco mais sobre elas”. Daniela complementou sobre as escolhas, dizendo que “são mulheres inspiradoras, lideres de suas comunidades, vidas. Donas de si mesmas. Ver e ouvir mulheres como elas que estão tão próximas de nós é uma forma de nos manter encorajadas e com fé na vida”. Na visão das alunas, “independente do objetivo, esse momento foi importante para reconhecer a importância das mulheres e de seu papel na sociedade”, concluiu Daniela Rodrigues.

Além das falas das docentes, aconteceram apresentações de dança, com a participação de Amanda Rigon, da escola de dança Sintonia do Corpo e duas canções cantadas por Daniela Rodrigues.