Decisões sobre as aulas após reunião do Colégio de Dirigentes (CODIC) – Campus Palmas

Decisões sobre as aulas após reunião do Colégio de Dirigentes (CODIC)

Aconteceu no campus Palmas, na tarde de hoje, 15/04, a reunião extraordinária do Colégio de Dirigentes do Campus (CODIC), que teve como objetivo discutir e avaliar sobre a a suspensão das atividades acadêmicas no campus, em decorrência da greve de servidores.

A reunião teve início com a fala da Diretora-Geral do campus, Graciela Cabreira Gehlen, que fez um resgate sobre as funções do Colégio de Dirigentes, além de apresentar os motivos para chamada daquele encontro entre os integrantes do CODIC.

Após o recebimento de uma carta entregue pelo Comando de Greve no dia 06/04, a Diretora-Geral, respeitando os princípios da Gestão Democrática, solicitou a reunião extraordinária ao entender que essa demanda é um encaminhamento que atinge toda a comunidade do campus. Graciela destacou a importância dos servidores técnicos em suas diversas funções no campus, assim como a relevância do movimento em busca de melhorias das condições de trabalho e carreira.

Além disso, a Diretora-Geral também chamou a atenção ao fato de que a carta apresentada pelo Comando de Greve apontava questões relacionadas à possíveis práticas de assédio contra estudantes durante os primeiros dias de greve. A professora Graciela fez questão de reforçar que toda e qualquer forma de assédio no campus não será tolerada e que é responsabilidade de todos os servidores que tiverem conhecimento das referidas práticas fazerem as denúncias oficialmente para que as mesmas sejam combatidas.

Finalizada a apresentação das demandas que careciam de apreciação, os integrantes do CODIC debateram sobre as respectivas questões e suas implicações.

Com o término das discussões, ficou decidido que ocorrerá a suspensão das aulas teórico-práticas no Ensino Médio e Ensino Superior, manutenção de estágios e manutenção atividades dos cursos de Pós graduação (Especialização e Mestrado). Em relação aos cursos Técnicos Subsequentes EAD, será feita uma consulta à Reitoria. As demais atividades apontadas como essenciais serão mantidas conforme diálogo com o Comitê de Ética do Comando de Greve. Os integrantes do CODIC justificaram a decisão pela suspensão das aulas por conta da paralisação dos servidores técnico-administrativos paralisaram totalmente suas funções, o que inviabiliza a qualidade do ensino.

Dessa forma, como resultado final da reunião extraordinária do CODIC, foi deliberada a suspensão das aulas citadas anteriormente que agora as tratativas serão realizadas pelo Diretor de Ensino, Wilian Padilha, que elaborará a construção do ato normativo que vai instituir as dinâmicas relacionadas a esse processo e deliberar o início da data da suspensão.