CURSINHO EMANCIPAÇÃO 2024 – Campus Palmas

CURSINHO EMANCIPAÇÃO 2024

O Cursinho Emancipação é fruto de um Projeto de Extensão realizado por professores que são servidores do IFPR Campus Palmas, professores colaboradores externos ao IFPR e também conta com a colaboração de acadêmicos (as) dos cursos de Licenciatura do Campus Palmas.

O projeto tem por objetivo principal contribuir para a preparação dos estudantes para o Processo Seletivo do IFPR ou o ENEM. Neste ano, as aulas ocorrerão de 16 de setembro à 1 de novembro, no período noturno, das 19h30 às 23h00, de segunda a sexta-feira. Os alunos selecionados receberão um material de apoio para os estudos, preparado pelos professores. A participação no Cursinho é totalmente gratuita, porém, os participantes precisam demonstrar dedicação e frequência nas aulas para continuarem no projeto. Três faltas consecutivas sem justificativa acarretará a perda da vaga.

INFORMAÇÕES GERAIS

Das vagas: Serão disponibilizadas um total de 62 vagas, sendo 32 destinadas exclusivamente aos alunos do terceiro ano das escolas públicas da cidade de Palmas e Coronel Domingos Soares e 30 vagas destinadas à comunidade geral, (incluindo alunos do terceiro ano de escolas públicas ou privadas de Palmas e região, ou pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio). Dentro do total de vagas, 9 serão reservadas para cotistas (negros e/ou indígenas), conforme descrição a seguir.

Das inscrições:

Escolas públicas (32 vagas = 26 + 6 cotas): diretamente através das escolas, pela indicação de alunos. Período de indicação: de 24 de julho a 7 de agosto de 2024.

Comunidade geral (30 vagas = 27 + 3 cotas): através do preenchimento de formulário online. Período de inscrição: de 10 de agosto a 9 de setembro de 2024.

As 30 vagas serão efetivadas por meio de sorteio público realizado em 10 de setembro às 11h00 na sala C 15 – do Bloco C no IFPR Campus Palmas. Mediante sorteio público, também será gerada uma lista de espera com 15 nomes, que poderão ser chamados ao longo do cursinho, caso haja desistências.

Documentação necessária efetivar inscrição: Cópia de RG e Comprovante de inscrição no ENEM.

Resultado das indicações das escolas públicas: 9 de agosto de 2024, no site do IFPR Campus Palmas.

Resultado do sorteio das inscrições para comunidade geral: até dia 12 de setembro de 2024, no site do IFPR Campus Palmas.

OBS: Para efetivar a inscrição, TODOS os candidatos contemplados (sorteio público ou indicados pelas escolas) deverão comparecer no primeiro dia de aula (16 de agosto de 2024, às 19h30). O não comparecimento no primeiro dia de aula implicará a perda da vaga.

Para realizar a inscrição, acesse o link: Formulário Eletrônico

Dúvidas podem ser direcionadas à coordenação do Cursinho Emancipação, Adalgisa Loureiro de Mello, no contato de e-mail: adalgisa.mello@ifpr.edu.br