Visita do Pró-Reitor reforça avanços em Pesquisa, Extensão e Inovação no Campus Palmas – Campus Palmas

No dia 21 de agosto, o Campus Palmas recebeu a visita do Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROEPPI), Ezequiel Burkarter, e da Diretora de Extensão, Arte e Cultura (DIEXT), Ivani Ferreira. A visita teve como objetivo discutir as demandas do campus relacionadas à pesquisa, extensão e inovação, além das necessidades das três pós-graduações Lato Sensu e do Mestrado, fortalecendo a parceria já existente com a Diretoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (DIEPPI).

Durante a reunião, foram abordados temas como o andamento das seis bolsas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ambientes Saudáveis e Sustentáveis (PPGSS), em parceria com a Itaipu Parquetec. Com um valor de R$ 2.100,00 cada, essas bolsas são essenciais para que os estudantes possam dedicar um tempo de maior qualidade às suas pesquisas, promovendo o avanço do conhecimento e o desenvolvimento socioeconômico. Foi programado um ato simbólico para a entrega das bolsas aos bolsistas já selecionados.
Outro ponto importante discutido foi a aprovação do regimento do COPE (Comitê de Pesquisa e Extensão) e o alinhamento do novo fluxo de institucionalização de projetos de pesquisa, extensão e inovação via SUAP, o novo sistema que está sendo implementado no IFPR. A Presidente do COPE, Carine Piano, esteve presente e ressaltou a necessidade de revisitar esses processos. O Pró-Reitor destacou a importância da desburocratização e reforçou a pesquisa como princípio pedagógico, um dos pilares fundamentais dos Institutos Federais. Este será, inclusive, o tema da Formação Pedagógica dos Servidores do Campus, marcada para o dia 4 de agosto, quando o Pró-Reitor retornará para discutir a temática.

Também foi destacada a necessidade de novos códigos de vagas para docentes e técnicos, essenciais para a manutenção e crescimento da pós-graduação stricto sensu no Campus Palmas. O Professor Paulo Bueno, representando os Coordenadores de Curso, mencionou as dificuldades enfrentadas devido à alta carga horária dos docentes. O Coordenador do Mestrado, Márcio Ruaro, também esteve presente e enfatizou a importância de melhorias na infraestrutura, incluindo os gabinetes para professores, espaços de estudo para mestrandos e a adequação das salas de aula, visando potencializar o ambiente de ensino e pesquisa.

Também foi discutida a criação de dois novos laboratórios. O primeiro, o Bússola – Laboratório de Internacionalização, pretende transformar o Campus Palmas no pioneiro do IFPR ao oferecer alojamento para receber discentes e docentes de outros países, possibilitando períodos de intercâmbio em nossa instituição. Essa iniciativa visa enriquecer nossos processos de ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma troca cultural e acadêmica significativa. A Professora Kátia Cilene S. S. Conceição, Representante da Internacionalização no Campus, participou da visita ao espaço idealizado para concretizar essa iniciativa. O segundo, o InterAct – Laboratório Multimeios de Ensino e Pesquisa, é um projeto em fase de elaboração, desenvolvido com o apoio da Diretoria de Pós-Graduação, para captação de recursos junto ao Fundo Paraná da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Este laboratório buscará inovar na forma como ensino e pesquisa são integrados, utilizando tecnologias multimeios para aprimorar a experiência educacional e expandir as possibilidades de pesquisa, participação de convidados externos em bancas e em aulas.

Além disso, foi programado o retorno da Profª Ivani para participar da XIV Mostra Contextos e Conceitos, IFTech e IFAgroTech, que ocorrerão entre os dias 5 e 7 de novembro. O Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Ricardo Pereira e a Coordenadora de Pesquisa e Extensão (COPEX), Andrieli Vizzoto, organizadores do evento, destacaram a importância de que o evento converse com as demandas e especificidades do nosso território e que a Inovação é elemento basilar para oferecer uma educação profissional e tecnológica que dialogue com essas questões regionais. Importa destacar que os melhores trabalhos serão selecionados para apresentação no Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), que acontecerá em dezembro, em Paranaguá. Também se dialogou, na visita, sobre esse evento organizado pela PROEPPI, incentivando a participação de discentes, docentes e técnicos do Campus.

A Diretora-Geral, Graciela Cabreira Gehlen, e o Diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Renato Koch Colomby, agradeceram a visita, ressaltando a importância do diálogo contínuo para o fortalecimento das ações do campus. Eles enfatizaram que a colaboração e o apoio da Reitoria são fundamentais para o desenvolvimento de projetos que beneficiem tanto a comunidade acadêmica quanto a sociedade em geral.

Fotos de Gabriel Dagolberto e Renato Colomby.