Campus Palmas inaugura novo bloco de laboratórios – Campus Palmas

Laboratórios

Campus Palmas inaugura novo bloco de laboratórios

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira, 06 de setembro, o IFPR Campus Palmas inaugurou o novo Laboratório de Multidisciplinas (LabMult), localizado no Bloco G. O espaço abrigará sete laboratórios: Biotecnologia, Fitopatologia, Análise de Alimentos, Análise Sensorial, Solos 1 e 2, Fitotecnia e Ecofisiologia, beneficiando diretamente cursos de graduação como Agronomia, Ciências Biológicas e o Técnico em Alimentos.

Durante a cerimônia, a Diretora-Geral do campus, professora Graciela Cabreira Gehlen, destacou a importância da conclusão dessa obra, que teve início na gestão do professor Roberto Carlos Bianchi. “Estamos concluindo uma obra que começou na gestão do professor Roberto, e que agora nos possibilita um espaço mais amplo para produção de pesquisa, inovação, extensão e ensino. Isso alivia outros ambientes do campus e abre novas oportunidades para a realização de mais atividades”, afirmou a diretora.

O Reitor Adriano William da Silva mencionou que o novo bloco contribui para o fortalecimento do Campus Palmas como referência em ensino, pesquisa e extensão. “Este é um exemplo do quanto essa estrutura vai nos permitir avançar. Teremos mais espaço para o desenvolvimento de atividades interdisciplinares, o que é uma exigência cada vez maior, inclusive da CAPES”, completou.

Além de beneficiar diretamente mais de três cursos, o LabMult atenderá aproximadamente 2.500 alunos. “O campus Palmas é o segundo maior do IFPR em número de estudantes e tem a maior oferta de cursos superiores da instituição, além de contar com o primeiro mestrado da cidade de Palmas”, complementou o Reitor.

O ex-diretor do campus, professor Roberto Carlos Bianchi, presente na cerimônia, ressaltou a importância do LabMult para o desenvolvimento acadêmico e científico da instituição. “Este laboratório é um marco para o campus Palmas, pois não se trata apenas de uma obra física, mas de um espaço que promoverá o avanço científico, a formação de nossos estudantes e a interação entre ensino, pesquisa e extensão. Iniciamos essa obra com a visão de que a estrutura física é fundamental para a realização de grandes projetos. Ver esse bloco pronto e funcional é motivo de orgulho, pois sei o impacto positivo que ele terá na formação dos futuros profissionais da nossa região.”

A intermediação dos recursos para a construção da obra junto ao governo federal foi realizada pelo deputado federal Sergio Souza.

Presença de autoridades

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o juiz titular da Vara do Trabalho de Palmas, Dr. José Vinícius Rocha; a chefe da Procuradoria Federal junto ao IFPR, Dra. Carliane de Oliveira Carvalho; o deputado federal Elton Welter; Tatiane Balbinot Boligon, diretora administrativa do campus Coronel Vivida; o diretor substituto do Instituto Federal Catarinense, Prof. Auro Braga; o presidente do Hospital Santa Pelizzari, Ademir Pelizzari; o assessor parlamentar do deputado estadual Requião Filho, professor Brizola; a senhora Alexandria Andrade; o diretor de ensino Willian Padilha; o diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Renato Koch Colomby e o diretor de Planejamento e Administração, Antonio Marcos Stipula.