Publicado em
As estudantes do curso Agente Cultural do Programa Mulheres Mil, ofertado pelo IFPR – campus Palmas realizaram atividades práticas de produção de chás e uso de plantas medicinais.
Essas práticas fazem parte do componente Plantas, ervas e curas, ministradas pelas docentes do colegiado de Ciências Biológicas Ieda Cristina Schleger e Mariana da Silva Azevedo.
As alunas fizeram relatos e trouxeram para as aulas as plantas que culturalmente são utilizadas em preparos medicinais. Durante as aulas, as plantas foram identificadas cientificamente. Além disso, também foi realizada prática sobre preparação de chás, incluindo conteúdos como boas práticas e rotulagem.
Para as professoras da disciplina, além do registro das espécies de plantas utilizadas ser importante para a sedimentação dos conhecimentos tradicionais através das gerações nas comunidades, esta atividade também se destaca pela valorização da cultura popular regional, em que os saberes no uso de plantas medicinais podem ser documentados e consolidados.
As atividades aconteceram nos dois últimos sábados, dias 22 e 29 de setembro.