Pesquisa e extensão

Campus Palmas realiza Semana Acadêmica de Letras, Pedagogia e a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

Publicado em

Entre os dias 17 e 25 de outubro, o Campus Palmas promove a Semana Acadêmica de Letras e Pedagogia, juntamente com a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. O evento tem como tema central “Licenciaturas em Debate: interfaces da docência”, e contará com uma série de atividades voltadas para a formação de professores e a valorização da leitura. A abertura oficial do evento ocorreu na noite de quinta-feira, no auditório da Biblioteca. 

A programação da Semana Acadêmica busca debater os desafios e as novas perspectivas para as licenciaturas, com mesas-redondas e oficinas ministradas por especialistas das áreas de Educação e Letras. O evento também será uma oportunidade para estudantes e profissionais compartilharem experiências sobre o exercício da docência, com foco nas práticas pedagógicas inovadoras e as relações entre a teoria e a prática educacional. 

Paralelamente, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca traz diversas atividades sobre a importância da leitura e da literatura na formação crítica dos estudantes. O objetivo é promover o incentivo à leitura e fortalecer o papel das bibliotecas como espaços de acesso ao conhecimento.

A abertura oficial contou com a presença da Diretora-Geral, professora Graciela Cabreira Gehlen; Diretor de Ensino, professor Willian Padilha; Diretor de Pesquisa, Ensino,  Extensão, Inovação e Pós-Graduação, professor Renato Koch Colomby e os coordenadores dos cursos de Letras e Pedagogia, professores Jailson Crestani e Marcia de Campos Biezeki. 

A primeira noite do evento contou com apresentação artística do Balé Sintonia do Corpo e relatos de experiências docentes dos professores Willian Padilha e Cândida Brandl. O professor Willian relembrou de seus primeiros anos na graduação em Geografia, feita na Unioeste Campus de Francisco Beltrão e os primeiros anos como professor da disciplina nas escolas estaduais da região Sudoeste; a professora Cândida falou sobre a experiência de ter sido aluna de um instituto federal (ela se formou no Instituto Federal Farroupilha, do Rio Grande do Sul) e agora como docente do curso de graduação em Química do IFPR. A mediação foi da professora Laura Marinoski, do curso de Pedagogia. A noite ainda contou com a Roda de Conversa: TEA e os desafios da docência: estratégias e práticas inclusivas, da qual participaram as professoras Adriana Padilha Dangui e Vaudete de Fátima Pichurski. A mediação foi do professor Antônio Soares da Silva Junior. 

A programação se estende até o próximo dia 25. Neste sábado, acontece o diálogo virtual “O indizível pode ser visto: percepção de mulheres e pessoas com deficiência sobre seu processo de envelhecimento”, com Marliese Christine e Deise Claudiane Rodrigues. A transmissão será feita no canal do YouTube do Campus: Comunicação IFPR Palmas.

A programação completa pode ser conferida em nosso perfil do Instagram. 

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca terá atividades no dia 24, com a oficina de Biblioterapia com a bibliotecária Viviane Traversin, a partir das 15h30; Contação de Histórias e a Biblioterapia como Contribuidoras da Formação na Educação Profissional e Tecnológica, palestra que será proferida por Viviane Traversin, a partir das 19h30. Além disso, tem as exposições “Páginas da História: obras raras em exposição; Entre cores e traços: Milena Girardi Coppini e Views in South America by Willian Core. 

A biblioteca também completa a programação com a Semana do Perdão. Traga dois quilos de ração para cães e suas suspensão de livros atrasados serão perdoada. 

Confira algumas fotos da abertura: