Projeto Fábrica Escola de Detergentes desenvolve aplicativo que auxilia na produção de sabão ecológico
Publicado em
Desde 2011, o IFPR – Campus Palmas realiza o Fábrica Escola de Detergentes, projeto que promove ações de sensibilização e conscientização ambiental a respeito dos impactos do descarte inadequado do óleo de cozinha. Dentro das atividades já produzidas por docentes e acadêmicos dos cursos de Química e Farmácia estão oficinas, vídeos, palestras e capacitações para a comunidade acadêmica e sociedade em geral. Neste ano, eles ganharam um poderoso aliado na busca pela conscientização ambiental: o aplicativo SUSTENSOAP.
De acordo com a acadêmica Ana Jullya Ribas, criadora do aplicativo, o novo instrumento vai permitir que a população tenha acesso facilitado às informações para a produção de sabão ecologicamente correto. “Por meio do projeto, nós ensinamos as comunidades a fazer diferentes tipos de sabão ecológico. Uma das iniciativas foi a criação de um manual, que continha várias fórmulas. A partir desse manual, pensamos em simplificar o acesso das pessoas, tornando as informações mais dinâmicas e acessíveis. Foi assim que encontramos um site que nos permitiu desenvolver o aplicativo. Ficamos muito felizes, pois ele já está disponível e pronto para uso”, explica a aluna, que é bolsista do projeto por meio da Fundação Araucária.
Com foco na promoção de práticas ecológicas e no alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a plataforma oferece aos usuários um espaço interativo para aprender, compartilhar e inovar na produção de sabão. Através de fórmulas personalizáveis, o aplicativo facilita o intercâmbio de conhecimento e receitas, incentivando a criação de produtos sustentáveis e o consumo consciente. Além disso, permite que os usuários ajustem suas produções para maximizar o impacto positivo no meio ambiente, com um sistema que avalia a sustentabilidade de cada fórmula. “O objetivo do aplicativo é permitir que as pessoas possam produzir sabão em casa, tanto para uso próprio quanto para geração de renda. Ele auxilia na reutilização do óleo residual, tornando o processo sustentável”, argumenta a estudante.
O aplicativo pode ser encontrado no endereço https://pwa4.app.vc/sustensoap/home. “Ele ainda não está disponível nas lojas de aplicativos porque, para isso, seria necessário contratar serviços pagos da plataforma. Por enquanto, ele é gratuito e acessível apenas pelo navegador do celular ou do computador”, conta ela.
Sobre o projeto
O projeto é coordenado pelas professoras Edneia Durli Giusti e Sandra Angnes Gomes. “Ele tem uma perspectiva tecnológica e articula atividades de pesquisa, ensino e extensão, com o objetivo de trazer aos estudantes e à comunidade uma alternativa sustentável para a produção de sabão”, frisa a professora Sandra.
De acordo com ela, o Fábrica Escola opera nos eixos da pesquisa, do ensino e da extensão. “Esses três eixos são importantes porque nossos estudantes voluntários e bolsistas recebem formação sobre a dinâmica da produção de sabão e toda a teoria envolvida nesse processo. Em seguida, são realizadas atividades de pesquisa para melhorar a qualidade dos sabões, e as formulações desenvolvidas são divulgadas no meio acadêmico e para a comunidade externa por meio de cursos, oficinas e publicações. O objetivo é que as pessoas tenham acesso aos nossos produtos e ao conhecimento sobre como produzi-los”, detalha.