Campus Palmas vai receber mais de 700 atletas para os Jogos do IFPR
Publicado em
Entre os dias 02 e 06 de dezembro, o Campus Palmas vai ser sede da 10ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Paraná (JIFPR). Todos os 26 campi estarão representados. No total, mais de 700 atletas disputarão as modalidades de futsal (masculino e feminino), basquete (masculino), vôlei de quadra e vôlei de praia (masculino e feminino), xadrez (masculino e feminino) e tênis de mesa (masculino e feminino). As delegações serão compostas também por 120 servidores, entre docentes e técnicos administrativos em educação.
A competição é promovida pela Proens (Pró-Reitoria de Ensino), por meio da Diretoria de Qualificação Profissional e Esportes (DQPE) em parceria com o Campus Palmas. A abertura será no dia 02, as 19 horas, no Ginásio Monsenhor Engelberto, com a presença de atletas, servidores e autoridades.
“O ginásio municipal receberá as disputas do futsal e as demais modalidades serão realizadas nas dependências do Campus Palmas, onde todos os atletas ficarão alojados e farão suas refeições”, informa o professor Renato Salla Braghin, coordenador do curso de Educação Física e um dos organizadores do evento.
Os JIFPR têm como objetivos oportunizar a prática de esporte com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre todos os participantes; proporcionar a integração entre discentes, docentes e técnicos administrativos da Rede Federal e a sociedade em geral; vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações; socializar respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo; estimular a prática do esporte como meio para melhoria do bem-estar físico e mental, qualidades essenciais para a saúde e fortalecer a política de Educação Física e Lazer na Rede Federal.
“O Campus Palmas estará de portas abertas para receber alunos/atletas e servidores de todo o estado do Paraná para essa festa do esporte”, enfatizou o professor Renato.
Uma das melhores estruturas do Paraná
Palmas sediará os Jogos pela quinta vez, reafirmando sua tradição como palco do evento. A cidade foi a anfitriã da primeira edição, em 2010, e voltou a receber a competição em 2011, 2013 e 2019. Segundo o professor Izaias Costa Filho, diretor de Qualificação Profissional e Esportes da Pró-Reitoria de Ensino (PROENS), Palmas destaca-se pelas condições estruturais ideais para o evento.
“Apresentamos a proposta à Diretora-Geral, professora Graciela, que aceitou o desafio de realizar os Jogos novamente. Mesmo sem previsão orçamentária no ano passado, a gestão atual realizou esforços significativos e está tornando possível este evento, que contará com a participação de 640 estudantes”, explicou.