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Professores e alunos do Campus Palmas desenvolvem materiais didáticos acessíveis para alunos com Transtorno do Espectro Autista

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Os professores Antônio Soares Junior e Florentino Camargo, do curso de Pedagogia do IFPR Campus Palmas, estão coordenando o projeto Elaboração de Materiais Didático-pedagógicos Acessíveis: Aprendizagem em Desenvolvimento na Perspectiva da Educação Inclusiva . A iniciativa conta com a participação de alunos bolsistas do Programa de Apoio à Implementação dos Projetos de Ensino (PAIPE) dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes Visuais. O objetivo é criar materiais didáticos adaptados para estudantes da educação básica com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o professor Antônio, o projeto busca fortalecer a formação dos licenciandos e contribuir com a educação especial, aproximando a produção acadêmica das necessidades concretas da comunidade escolar. “Os materiais são feitos para atender estudantes com TEA, respeitando suas especificidades e possibilitando a apropriação do conhecimento escolar”, explica.

Inspirado na Pedagogia Histórico-Crítica e na Aprendizagem Criativa, o projeto utiliza abordagens que valorizam o contato direto com os materiais e o envolvimento ativo dos estudantes. “Trabalhamos com recursos lúdicos e práticos, como jogos de memória e quebra-cabeças, que auxiliam no desenvolvimento de habilidades essenciais, especialmente na alfabetização de crianças não verbais com TEA”, complementa o professor.

Os materiais desenvolvidos serão doados para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Palmas. “É uma oportunidade de levar o conhecimento produzido no IFPR para além dos muros da instituição e contribuir diretamente com a comunidade local”, destaca ele.

No último dia 09, segunda-feira, alguns dos materiais foram expostos no campus.