sepin

IFPR Campus Palmas se destaca na 9ª edição do Se²pin², em Paranaguá

Publicado em

O Campus Palmas foi um dos destaques na 9ª edição do Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFPR (Se²pin²), realizado entre os dias 11 e 14 de dezembro, em Paranaguá. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) e do Campus Paranaguá, reuniu estudantes, professores e pesquisadores de todos os campi do IFPR  para compartilhar experiências e discutir projetos.

Com o tema “Ciência e tecnologia para inclusão: territórios, saberes e diversidades”, o Se²pin² abordou o conceito de inclusão a partir de uma perspectiva do geógrafo Milton Santos (1926-2001), que alia acessibilidade física e social à valorização da diversidade cultural e étnica. 

Destaques do Campus Palmas

Os alunos do Campus Palmas conquistaram vários prêmios no evento. O estudante Kelvin dos Santos, do curso de Direito, recebeu duas premiações pelo trabalho “O direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e a ordem econômica: uma análise do possível conflito entre normas constitucionais presentes na Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 6.808-DF”. O trabalho foi premiado na Categoria “Ciências Sociais Aplicadas e “Comunicação Oral”.

Larissa Poggere Pinto também foi premiada na categoria “Extensão”, com o projeto “Visitação guiada aos laboratórios de biologia do IFPR Campus Palmas: um complemento ao processo de ensino-aprendizagem”. Na área de “Linguística, Letras e Artes”, o trabalho “A fotografia documental no ensino de arte a partir de uma perspectiva educacional histórico-crítica: um relato de experiência”, da estudante Laís Cristine Machado Santos, também foi destaque.

Depoimentos refletem importância do evento

O Kelvin destacou a importância do evento para seu desenvolvimento acadêmico. “Foi um dos melhores eventos acadêmicos que já participei. Cada detalhe foi pensado para nós, alunos. O ápice do evento foi receber dois troféus durante a premiação: o artigo, escrito em coautoria com o meu colega de turma, Leonardo de Oliveira de Carvalho, e orientado pela professora Bruna Galves Peruso. Saio daqui com muita gratidão e motivado a continuar minha caminhada na pesquisa”, afirmou.

A estudante Ana Luiza Dinkel, do curso de Química, também compartilhou suas impressões sobre o Se²pin². “Participar dessa 9ª edição foi uma experiência incrível e gratificante. Um evento que reúne estudantes de todos os campi do nosso IFPR, promovendo aprendizado e troca de conhecimento. Foi muito especial representar o Campus Palmas e o curso de Licenciatura em Química. Sinto que esses momentos nos fortalecem como comunidade acadêmica e nos motivam a buscar mais conquistas”, frisou. 

A acadêmica do curso de Agronomia, Ana Viana, participou pela segunda vez do Se²pin². “Participar novamente foi uma experiência incrível. Este ano, tive uma oportunidade especial com o meu projeto, que certamente trará benefícios não apenas para mim, mas também para o Instituto. Quero deixar um recado: quem tenha a chance de participar, aproveite ao máximo e se dedique, porque o Se²pin² é transformador, tanto no aspecto pessoal quanto na vida acadêmica. Além disso, é uma oportunidade maravilhosa para fazer novas amizades e expandir nossos horizontes”, destacou. 

Já a professora Márcia de Campos Biezeki, coordenadora do curso de Pedagogia, destacou sua contribuição ao evento com oficinas, avaliação de trabalhos e apresentações temáticas. “Participar do Se²pin² é uma honra. Foi uma experiência enriquecedora, onde pude compartilhar os resultados de projetos e alinhar ações futuras para nosso curso e campus. E obrigado ao professor Andrei, que como chefe da nossa delegação cumpriu com maestria esse papel fundamental para o sucesso do evento”, disse.

O professor Renato Koch Colomby, diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, também comentou sobre o impacto do evento: “O Se²pin² é um espaço essencial para fortalecer a integração entre os campi e valorizar o trabalho realizado por nossos estudantes e professores. Ver o reconhecimento do Campus Palmas em diversas categorias é motivo de grande orgulho para nossa instituição. Sobre o evento, uma das atividades mais marcantes foi uma das visitas técnicas, que são tradicionais nesses eventos do IFPR, ao Centro Histórico de Paranaguá. A atividade foi muito interessante porque proporcionou uma experiência enriquecedora e contou com a participação de estudantes de diferentes níveis, que puderam vivenciar a riqueza histórica e cultural da cidade durante as visitas ”, explicou o professor Renato.

Delegação de Palmas 

O Campus Palmas foi representado pelos seguintes professores e alunos: 

Julia Nicolly Pereira de Lima

Ana Luiza Fernandes Silva Dinkel

Adrielyn Ferreira de Lima

Larissa Poggere Pinto

Tamires Schapuis Wendling

Igor prestes Andreis

Alice Taques Argenta

Maria de Fatima Campos Biezeki

Kelvin dos Santos

Laís Cristine Machado Santos

Eloisa Martini Bortoncello

Valquiria Regina Bressan

Ana Carolina Pereira Viana

Ellen Cristina Mombach

Cheila Rodrigues

Ana Jullya Ribas

Andrei Cristiano Maia e Silva

Marcia de Campos Biezeki

Renato Koch Colomby

Andrea Bertoletti