IFPR Campus Palmas recebe a palestra “Produção de Tabaco Tecnificado”, proferida por técnicos da Souza Cruz – Campus Palmas

Na última terça-feira (11) os alunos do curso de Engenharia Agronômica do IFPR Campus Palmas assistiram a uma palestra com técnicos da empresa Souza Cruz, líder nacional em produção de tabaco, realizada no auditório do campus.
A palestra intitulada “Produção de Tabaco Tecnificado” faz parte do cronograma da disciplina Culturas III, ministrada pelo professor Paulo Bueno, que convidou os técnicos Jacó Heinz e Juliano Grando para mostrar aos alunos as novas tecnologias empregadas no cultivo do tabaco.
A Souza Cruz possui tecnologia própria, desde o desenvolvimento de novas cultivares até recomendações de cultivo e desenvolvimento de máquinas agrícolas. Os palestrantes falaram durante mais de duas horas a cerca de 60 alunos do curso de Engenharia Agronômica, mostrando a importância da cultura do tabaco e todo o processo produtivo da cultura.
O professor Paulo Bueno ressalta a importância do setor para a economia da região Sul, que envolve mais de 144 mil famílias, gerando um faturamento de mais de R$ 27,8 bilhões, sendo que destes, mais de R$ 5 bilhões referem-se ao faturamento dos produtores e mais de R$ 13 bilhões são referentes ao recolhimento de impostos.
Outro fator importante é que o tabaco é cultivado principalmente por pequenos produtores, que segundo dados do Sinditabaco, possuem em média 15,2 hectares sendo apenas 16,6% cultivados com tabaco, ou seja 2,5 hectares por família produtora, representado 47,9% da renda total dos produtores.
A aluna Caroline Somavila, do 8º período do curso ressalta que devido à localização e condições climáticas de Palmas, acabamos tendo um menor contato com uma cultura tão importante para o Sul do Brasil. De acordo com a acadêmica, “a palestra só veio a agregar ao conhecimento para que tivéssemos uma visão do processo produtivo como um todo, sem falar que os palestrantes fazem parte de uma das maiores empresas do ramo, e expressaram todas as informações de forma simples e eficiente, de modo que todos entenderam e saíram com as dúvidas sanadas e com muito conhecimento adquirido”.