Professora do IFPR Campus Palmas apresenta Projeto de Pesquisa em Conferência Internacional – Campus Palmas

Na manhã desta sexta-feira (21/07), a professora Magda Salete Vicini, do colegiado de Artes Visuais. Apresentou seu Projeto de Pesquisa  “Muralismo: arte, cultura e pós-humanismo” realizado com o apoio do COPE e PRADI (Programa de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação do IFPR), com a colaboração dos professores do Colegiado do Curso de Licenciatura em Artes Visuais Tiago Scalvenzi Sául, Neuza Fonseca, Luiz Ney Todero e Douglas Colombelli Parra Sanches, XIX  Beyond Humanism Conference (Conferência Além do Humanismo), via Skype.

Magda comenta que “o projeto faz parte de uma pesquisa de constante preocupação com o “outro” (o outro igual a mim e o outro diferente de mim), no contexto cultural e étnico no qual vivemos. O IFPR tem como missão, perceber e contribuir com o contexto no qual está inserido, possibilitando a inclusão, a possibilidade de dar visibilidade à comunidade. O mural “Etnias formadoras do município de Palmas” inaugurado em 22 de março instalado no Hall principal de acesso ao Bloco A do IFPR Campus Palmas. Houve a preocupação em respeitar e dar visibilidade a todas as etnias que contribuem para a diversidade cultural de Palmas.”

De acordo com o Professor e Cacique da Escola Kaingang de Palmas, Valdomiro, “Num primeiro momento ao ver o mural eu vejo a inclusão. Inclusão das culturas, trazendo para o público a importância das culturas estarem presentes no município de Palmas, representando a etnia Kaingang. Me sinto ainda mais orgulhoso de ver que a sociedade, está trazendo o conhecimento para os acadêmicos sobre a diversidade cultural e isso vai muito além do conhecimento teórico. Isso pra nós é muito importante, porque nós somos uma sociedade. Nós temos que mostrar as pessoas as diferenças culturais, seja qual for a etnia. A gente se sente com mais orgulho, a cultura se fortalece mais; o respeito pela cultura se expande e isso para nós é muito importante. É a instituição dando o pontapé inicial sobre a diversidade, isso quer dizer que jamais as culturas vão deixar de participar e de estar juntas no progresso da instituição”, conta Valdomiro ao participar da inauguração do mural.

‘Acredito que em um projeto como este, é possível compartilhar o conhecimento produzido no IFPR Campus Palmas, com as culturas tradicionais e contemporâneas da nossa comunidade, integrando instituição, cidadania e arte”, finaliza Magda ao participar da conferência pela terceira vez, a primeira participação com um projeto aceito pela Comissão Cientifica da conferência foi em 2013.

A Conferência acontece entre 19 a 22 de julho de 2017, na cidade de Roma, na Universidade John Cabot.