Estudantes do curso de Pedagogia realizam visita técnica ao Aterro Sanitário de Palmas – Campus Palmas

Na última quinta-feira (16/11), acadêmicas do sexto período do curso de Pedagogia realizaram visita técnica ao Aterro Sanitário de Palmas, fazendo parte do componente curricular da disciplina de Educação e Sustentabilidade . Um dos principais pontos a serem considerados dentro da temática Meio Ambiente são os resíduos sólidos. A partir da instituição da Política Nacional de Resíduos Sólidos uma das grandes preocupações da gestão dos municípios é a destinação final dos resíduos urbanos. Palmas desde o ano de 2003 conta com a estrutura de um Aterro, foco da visita.A unidade é de responsabilidade da empresa CRI Coleta e Industrialização de Resíduos LTDA e conta com área de triagem de resíduos e a área do aterro propriamente dito.
Ao longo do trajeto as estudantes tiveram a oportunidade de acompanhar o trajeto dos resíduos urbanos desde a chegada dos caminhões de coleta, a separação de resíduos e a destinação de materiais recicláveis e rejeitos. Na área do aterro puderam ser observadas a estrutura de impermeabilização do solo utilizada e os tanques de destinação do chorume. Durante a visita, observamos que um caminhão é carregado com os rejeitos a cada 20min aproximadamente e o trajeto para descarga é feito em torno de 08min, ou seja, todo o processo de triagem de lixo é feita em torno de 30min por carga, entre às 12h e 18h30min. A atividade serviu como sensibilização sobre a temática, objetivando ainda servir como complementação dos assuntos anteriormente discutidos em sala de aula.

Curta a nossa página e confira as fotos no Facebook