Estudantes e Servidores do IFPR Campus Palmas realizam gincana com estudantes da Rede Básica de educação sobre Roedores e hantavirose na escola – Campus Palmas

Estudantes e Professores do Colegiado de Ciências Biológicas e Artes Visuais do IFPR Campus Palmas realizaram um concurso de rap e uma gincana sobre hantavirose e leptospirose com os alunos da sexta e sétima série do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Quilombola Maria Joana Ferreira de Palmas-Pr. Dias antes das atividades, os alunos receberam informações e base para teórica para produzirem as letras em aulas, palestras e rodas de conversa conduzidas pelo acadêmico de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Palmas, Alexandre Peroni, e pelas acadêmicas de Bacharelado em Enfermagem e bolsistas PIBEX IFPR/Fundação Araucária, Cláudia Marmentini e Fernanda Regina da Rosa. A base musical para a composição dos raps foi conduzida pela bióloga egressa do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPR Campus Palmas, Larissa Hammerschimdt. Os raps foram avaliados por uma banca de jurados composta por professores da escola e pelo Prof. Tiago Saul do Colegiado de Artes do IFPR Campus Palmas. Na gincana, os alunos, munidos de seus aparelhos celulares, deveriam procurar informações sobre as doenças espalhadas pela escola sob a forma de QR codes. A equipe campeão seria aquela que conseguisse encontrar mais rapidamente todas as estações de informação. As ações fazem parte do Trabalho de conclusão de curso do acadêmico Alexandre Peroni, do subprojeto “Roedores e hantavirose na escola” que estão inseridos no projeto “Inventário das espécies de roedores e outros pequenos mamíferos de Palmas e região e sua importância como reservatório de zoonoses”, coordenado pelos professores Dr Jânio C. Moreira e Verginia Andriola, ambos do Colegiado de Ciências Biológicas do IFPR/Campus Palmas, tendo sido suportadas por recursos de programas internos do IFPR como o PIAP, PROAP/Campus Palmas, PIBIC/IFPR, PIBEX/IFPR. O evento aconteceu nos dias 26 e 30 de  outubro respectivamente.