Curso de Letras do Campus realiza Projeto de Formação de Professores dos Estágios Remotos – Campus Palmas

licenciatura

O Curso de Letras – Português/Inglês do IFPR Campus Palmas iniciará, na próxima semana, o Projeto de Formação de Professores de Estágios de Letras. O projeto foi elaborado pelos docentes Andréa Bohrer, Bruna Marinho (coordenadora dos estágios no curso), Gabriel Borella e Roberto Silva, considerando a Portaria 20/2021, referente às atividades de estágio desenvolvidas no período pandêmico, e flexibiliza o currículo relativo aos componentes curriculares de estágios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa dos 7º e 8º períodos do curso, de modo a se realizar a devida adequação às particularidades das escolas e dos acadêmicos na pandemia. Nesse sentido, os estágios relativos ao Ensino Médio ocorrerão remotamente nas turmas do Ensino Técnico em Nível Médio do IFPR Campus Palmas e os estágios relativos ao Ensino Fundamental (anos finais) ocorrerão, remotamente, nas turmas do Colégio HBC, no município de Palmas, respeitando todos os cuidados referentes ao período pandêmico no qual se está inserido atualmente.

Além dos estágios, o desenvolvimento teórico-prático necessário para os componentes será realizado por meio de eventos que dizem respeito a um ciclo de palestras e oficinas voltadas à formação docente. O conteúdo das atividades abarca o planejamento para o ensino das línguas portuguesa e inglesa, as perspectivas e metodologias para o ensino de línguas na educação básica, as metodologias ativas no ensino de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, os gêneros textuais no ensino de línguas e o ensino de línguas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A profa. Dra. Didiê Denardi (UTFPR), a profa. Dra. Patrícia Ramos (IFPR Campus Foz do Iguaçu), a pedagoga do nosso campus Márcia Andrade Silva (IFPR) e as professoras do nosso colegiado de Letras, Kátia Conceição e Andréa Bohrer são as convidadas para ministrarem as oficinas e palestras com o intuito de oferecer um desenvolvimento teórico consistente, contribuindo, assim, para o processo de formação dos estudantes dos últimos períodos da Graduação em Letras.

Informamos que Professores da Rede Básica de Ensino de Palmas, alunos e docentes do Curso de Letras do Campus são convidados para participar. Confira a programação:

Convidadas: Profa. Dra. Didiê Denardi (UTFPR) e Pedagoga Márcia Silva (IFPR-Palmas).

Convidada: Profa. Dra. Patrícia Ramos (IFPR- Foz do Iguaçu).

Convidada: Profa. Dra. Kátia Conceição (IFPR-Palmas).

Convidada: Profa. Dra. Andréa Bohrer (IFPR-Palmas).