prêmios

Professora do Campus Palmas está entre os tradutores de Finnegans Rivolta: finalista do prêmio Jabuti

Publicado em

O livro Finnegans Rivolta está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti 2023, na categoria Tradução. Lançada pela editora Iluminuras, a obra é uma tradução integral de Finnegans Wake, de James Joyce. A lista com os finalistas foi divulgada nessa terça-feira, 21 de novembro, e os vencedores serão anunciados em 5 de dezembro, em cerimônia de premiação no Theatro Municipal de São Paulo.

Organizada pela professora da UFSC Dirce Waltrick do Amarante, a tradução de Finnegans Rivolta é assinada pelo Coletivo Finnegans, que além de Dirce, é composto por mais oito tradutores. Entre esses tradutores está a professora Andréa Buch Bohrer do curso de Letras do nosso campus e, atualmente, nossa coordenadora de ensino. Ela é mestra e doutora em Estudos da Tradução pela UFSC.

Prêmio Jabuti

Realizado desde 1958, o Prêmio Jabuti consolidou-se como a mais importante premiação nacional do livro e é referência no mercado editorial brasileiro. Patrimônio cultural do país, é responsável por reconhecer e divulgar a potência da produção nacional, com a valorização de cada um dos elos que formam a cadeia do livro, dialogando com os diversos públicos leitores e, junto com eles, assimilando as mudanças da sociedade. Neste ano, o prêmio teve 4.245 obras inscritas. A lista completa de finalistas pode ser conferida em premiojabuti.com.br/5-finalistas.