Discentes do curso do Campus Palmas participam de projeto em Portugal – Campus Palmas

Discentes do curso do Campus Palmas participam de projeto em Portugal

Desde o mês de setembro de 2023, o Curso de graduação em Direito do IFPR de Palmas, participa do programa de mobilidade acadêmica, mediante estudantes vinculados ao programa de internacionalização da Instituição. Atualmente são três estudantes do referido Curso que estão em no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. O estudante Daniel Camargo de Arantes, vinculado ao IPB desde setembro de 2023, foi o primeiro a participar, e em fevereiro do corrente ano, foi a vez dos estudantes Matheus Soares Moretto Aleixo e Vinicius Gabriel Ferreira Martins, juntarem-se a ele.

Durante esse processo, os acadêmicos puderam participar de atividades de ensino, junto ao IPB e também de atividades de pesquisa, como a elaboração de trabalhos científicos e de extensão, como ocorre com o clube do livro e a colaboração na biblioteca do IPB. Ressalta-se que essas atividades colaboram imensamente com a formação, uma vez que vivências para além das salas de aula possibilitam uma ampliação das percepções externas, ainda mais sendo em outro continente.

Conforme o estudante Matheus, a experiência tem sido enriquecedora:
“Ter a oportunidade de estudar no IPB está sendo muito interessante para a minha formação acadêmica e pessoal, estou tendo a oportunidade de perceber o Direito com uma ótica distinta e, a partir disso, comparar com o Brasil, conseguindo assim criar uma linha de raciocínio jurídico mais ampla. Além disso, conhecer pessoas de diversas regiões do globo terrestre e compreender a realidade de cada Estado e seus costumes é muito engrandecedor para a minha construção como indivíduo. Nesse contexto, o intercâmbio está sendo extremamente benéfico e, sem dúvidas, será lembrado como um período fundamental de desenvolvimento e crucial para uma ampliação de visão acerca do mundo e da importância da educação.”

Segundo o estudante Vinicius Gabriel “a experiência tem sido enriquecedora:
Naturalmente que fazer um intercâmbio, seja ele onde for, é uma oportunidade imensa de se fazer crescer profissionalmente. Todos sabem que, de alguma forma, isso beneficia uma carreira e o futuro profissional de quem já teve a oportunidade de fazer um intercâmbio. Contudo, acabei também percebendo que, além de uma garantia profissional futura, estar aqui me causou uma mudança pessoal muito grande. Submeter-se à cultura de outra gente transforma o pensamento e resoluções próprias, quase que totalmente, de modo que ter de se adaptar e reconhecer novos valores, pensamentos e compreensões, enriquece muito a visão de mundo e, de certa forma, garante uma percepção menos limitada de como as coisas são, já que se coloca em prova a viver outras coisas que nem imagina. Portanto, é bom saber que além das questões profissionais, que são importantes, existe também um crescimento humano e de pensamento imensuráveis que nos valida como indivíduos.”

O processo de seleção dos estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação (stricto sensu) do IFPR para a participação em mobilidade acadêmica de 1 (um) semestre letivo – de setembro de 2024 a fevereiro de 2025, junto ao IPB.