IFPR Palmas e TRT-PR firmam parceria para inclusão digital e assistência jurídica em Palmas – Campus Palmas

Nesta manhã, dia 25 de junho, o Instituto Federal do Paraná – Campus Palmas e o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) formalizaram dois importantes Termos de Cooperação (TC): o Termo de Cooperação 06/2024 para o Programa de Inclusão Digital e Cidadania Roberto Dalla Barba, e o Termo de Cooperação Técnica 04/2024, para fortalecer o atendimento realizado pelo Núcleo de Práticas Jurídicas do campus às pessoas carentes envolvidas em processos trabalhistas na Vara do Trabalho de Palmas.

Contando com a presença de professores, técnicos-administrativos, trabalhadores terceirizados e autoridades, estiveram presentes o Dr. José Vinícius Rocha (Juiz do Trabalho de Palmas), Dr. Sandro Alencar Furtado, (Diretor-Geral do TRT-PR), Dr. Marcus Vinicius Taques, (representante da OAB/ Palmas), o Vereador Paulo Banake (Presidente da Câmara de Vereadores), o Diretor de Planejamento e Administração, Antônio Stipula, a Diretora de Ensino substituta, Sílvia Letícia Zanmaria, o Diretor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Inovação, Renato Koch Colomby e as professoras Sara Regiana Naszeniak e Heloíse Acco Tives, respectivamente representantes dos cursos de Direito e Sistemas de Informação.

O evento iniciou com o discurso do Desembargador Dr. Célio Horst Waldraff, seguido pelas palavras da Diretora-Geral do Campus Palmas, Graciela Cabreira Gehlen, que destacou a importância dos projetos para a formação dos estudantes e o benefício à comunidade de Palmas, especialmente aqueles em maior vulnerabilidade social e jurídica. O Núcleo de Práticas Jurídicas do Campus Palmas já realiza um trabalho significativo na vara da família e, com esta cooperação, ampliará seu campo de atuação para incluir questões trabalhistas.

Na sequência formalizaram as assinaturas, foi ofertado um café da manhã e posteriormente, realizaram visita ao laboratório onde foram alocados os 40 computadores doados ao Campus Palmas pelo Programa de Inclusão Digital Roberto Dala Barba, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho do Paraná

Esses computadores ampliam a capacidade de ensino e formação em áreas como Informática e Sistemas de Informação, entre outros cursos.