Professores e acadêmicos do curso de Licenciatura em Química participam de Encontro Nacional – Campus Palmas

ensino

Este é um dos maiores e mais importantes eventos da área em nosso país. O ENEQ é promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBenQ) e organizado a cada dois anos pela comunidade de educadoras e educadores químicos do Brasil. O tema do XXII ENEQ, que ocorreu entre os dias 9 a 12/09/2024 na cidade de Belém/PA é: “O Ensino de Química na defesa de direitos e inclusão social: ações e propostas para o contexto brasileiro”. O ENEQ é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadoras e pesquisadores da área de ensino de Química e Ciências, da Educação Básica, Tecnológica e Ensino Superior.

No XXII ENEQ também aconteceu a 8ª edição da Mostra de Materiais Didáticos de Química (VIII MOMADIQ). A MOMADIQ é um espaço em que professoras e professores da Educação Básica, integrantes de grupos de pesquisa da área de ensino de Química/Ciências, licenciandos/as e pós˗ pós-graduandas/os podem socializar materiais didáticos produzidos em seus contextos de atuação.

Durante a participação do ENEQ e da MOMADIQ foram apresentados 08 trabalhos desenvolvidos nos projetos de pesquisa e extensão coordenados pelas professoras Sandra Inês Adams Angnes Gomes, Edneia Durli Giusti e João Paulo Stadler: 05 trabalhos completos na modalidade de apresentação oral no ENEQ e 03 resumos expandidos em formato de painel no MOMADIQ.

“A participação do ENEQ permitiu mobilização dos estudantes e professores do curso de licenciatura em Química do IFPR, Campus Palmas para a socialização das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizados no Laboratório Dinâmico e Interdisciplinar para o Ensino de Ciências (Ladiec) e na Fábrica Escola de Detergentes. Além disso, possibilitou a interação com pesquisadores de todo o Brasil e fortalecimento da formação acadêmica dos nossos estudantes”, destacou a Professora Sandra Inês Adams Angnes Gomes.