Missão na Europa fortalece ações de internacionalização do Campus Palmas – Campus Palmas

internacionalização

Missão na Europa fortalece ações de internacionalização do Campus Palmas

A diretora-geral do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Palmas, professora Graciela Cabreira Gehlen, está participando, desde o dia 11 de setembro, de uma missão em Portugal e Noruega com o objetivo de ampliar as ações de internacionalização da instituição. Durante a viagem, estão sendo estabelecidas parcerias com instituições desses países, visando a mobilidade estudantil e docente, além de colaborações em projetos de áreas comuns como sustentabilidade e formação de professores.

A professora Graciela explica que a missão está sendo um marco importante para o campus. “Fomos convidados a participar dessa missão para Portugal e Noruega devido ao nosso projeto de ampliar a internacionalização. O objetivo é envolver tanto estudantes, em mobilidade de curta e longa duração, quanto docentes, que podem realizar visitas e capacitações em instituições parceiras”, destacou a diretora.
Em Portugal, a comitiva do IFPR está visitando diversas instituições, como o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Politécnico de Santarém e o Instituto Politécnico de Bragança. “Na sequência, visitaremos os institutos de Aveiro e Leiria, finalizando a missão no Porto. Nossa meta é fortalecer o diálogo sobre dupla diplomação em áreas como agronomia, ciências sociais, formação de professores e saúde”, acrescentou Graciela.

Além da mobilidade acadêmica, outro ponto forte da missão está sendo a criação de parcerias em projetos internacionais, principalmente nas áreas de sustentabilidade. “Há um grande interesse em firmar projetos conjuntos entre Brasil e Noruega, por exemplo, envolvendo questões ambientais. As instituições norueguesas têm expertise nessa área, e nossa intenção é criar oportunidades que promovam uma troca de conhecimentos significativa”.

Campus Palmas também quer receber alunos e professores estrangeiros
Graciela também ressaltou a possibilidade de criação de um laboratório de internacionalização no Campus Palmas, que poderá acolher estudantes e professores de instituições parceiras. “Queremos proporcionar vivências acadêmicas para estudantes estrangeiros aqui no Brasil, da mesma forma que nossos alunos têm a oportunidade de estudar fora. Atualmente, não contamos com alojamento para receber esses estudantes, mas essa é uma proposta que estamos discutindo com as instituições e autoridades”.

A diretora-geral frisou a importância de sensibilizar a gestão do campus para a internacionalização. “Temos um setor responsável pela Internacionalização, mas é fundamental que toda a gestão esteja envolvida e comprometida com esse processo. Para que as parcerias fluam, precisamos de contatos sólidos, orçamentos adequados e, principalmente, agilidade nas ações”.

Durante a missão, a equipe do IFPR também vem encontrando alunos e ex-alunos do Campus Palmas em algumas das instituições visitadas. “Identificamos que Portugal tem áreas em comum com nosso campus, como agrárias, tecnologia, saúde e formação de professores. Essas visitas permitiram uma análise mais aprofundada dessas áreas, e vimos como Portugal tem investido fortemente no desenvolvimento desses campos, o que abre muitas oportunidades para nossos alunos e professores”, ressaltou.

Para a diretora, além de possibilitar o acesso a novas realidades de ensino, possibilitar que estudantes e docentes participem de programas de internacionalização contribuem na ampliação de horizontes e conhecimento de mundo. “Desejamos que essa missão tenha um reflexo direto na qualidade de ensino, proporcionando aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar outras culturas e aprender novos idiomas. A formação vai além do conteúdo técnico; envolve também uma compreensão mais ampla das questões sociais e culturais do mundo. Ampliar a internacionalização só traz benefícios para nossos estudantes e para a instituição como um todo”, concluiu a diretora.

A missão vai até o dia 27 de setembro.