Campus Paranaguá oferece Cursos Profissionalizantes FIC-EJA em 2020 – Campus Paranaguá

PROEJA

Campus Paranaguá oferece Cursos Profissionalizantes FIC-EJA em 2020

Publicado em

Copiado!

Estão abertas inscrições entre os dias 17 de fevereiro e 13 de março para os Cursos Profissionalizantes EJA-FIC Auxiliar em Agroecologia, Defensores Populares, Agente de Regularização Fundiária e Agente Cultural. As inscrições são realizadas na Sala do PROEJA no Campus Paranaguá das 13h00 as 18h30.

Os cursos são oferecidos pelo Eixo de Cursos EJA e são destinados preferencialmente para alunos que estão cursando modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos). O processo seletivo é realizado mediante a aplicação de questionário socioeconômico e entrevista, ambos com caráter classificatório. As aulas iniciam na primeira semana de abril.

Os participantes do curso são em sua maioria integrantes de movimentos sociais populares e moradores em situação de vulnerabilidade social de Paranaguá, o que ressalta a função social do IFPR em garantir o direito à educação à jovens e adultos ao longo da vida, especialmente, na temática dos direitos humanos. O foco nessa abordagem se deve ao fato de que mais metade da população de Paranaguá tem acesso precarizado aos direitos básicos relacionados a moradia, saneamento e energia elétrica formal. Além disso, na cidade são registrados altos índices de feminicídio e centenas de casos de violência doméstica. Pensar a educação a alimentação como um direito humano também é compromisso proposto pelo curso de Auxiliar em Agroecologia.

Topo