Indígenas Guarani Nhandewa recebem certificados de Curso de Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos do IFPR. – Campus Paranaguá

PROEJA

Indígenas Guarani Nhandewa recebem certificados de Curso de Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos do IFPR.

Publicado em

Copiado!

No último dia 31 de agosto, o Eixo dos Cursos Proeja e FIC/EJA coordenado pela Profa Luciana Maestro Borges em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais – NUPOVOS do Campus Paranaguá e o Movimento Indígena Guarani do Norte Pioneiro, realizou formatura do Curso FIC/EJA Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos – Guarani Nhandewa. A formatura ocorreu na Tekoá Pinhalzinho e contou com a participação do Cacique local, diversas lideranças e a Defensoria Pública do Paraná (Dr. Wisley Rodrigo dos Santos)

O curso compõe as atividades do Programa Institucional de Direitos Humanos (PIDH) apoiado pela DIEXT/PROEPPI, e foi organizado a partir da concepção de EJA e do diálogo intercultural, o currículo desenvolveu conteúdos relacionados à legislação e direitos indígenas, além da aplicação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas. As atividades do curso foram coordenadas pelo Prof. Roberto Martins de Souza (Campus Paranaguá) com apoio do Prof. Marcelo Cunha Varella da UFPR Setor Litoral e aconteceram em regime de alternância nas Terras Indígenas Pinhalzinho, Ywy Porã Posto Velho e Laranjinha, tendo duração de 160 horas.

A conclusão do curso contou com a apresentação do etnomapeamento e etnozoneamento das terras indígenas, produzidos ao longo do curso, além de prévia do Protocolo de Consultas dos Guarani Nhandewa. Ao todo, 11 formandos concluíram o curso, e receberam o consentimento do cacique para assumirem o compromisso de divulgação desses conhecimentos nas Tekoá.

Topo