Estudantes do Campus Paranaguá realizam visita técnica ao Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC-UFPR) e saídas de campo em áreas de manguezal e restinga – Campus Paranaguá

VISITA TÉCNICA

Nesta última semana, estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente do IFPR Campus Paranaguá realizaram visitas técnicas ao município de Pontal do Paraná. As saídas de campo foram referentes às disciplinas de Tópicos Especiais em Biologia III, Conservação e Manejo I e Sociedade e Natureza, ministradas pela professora dra. Fernanda Possatto, que explica que “momentos como esses possuem relevante importância pedagógica, permitindo ao(a) aluno(a) vivenciar em campo o aprendido na sala de aula” Também esteve presente na visita a professora Dra. Heloisa Fernandes.

A primeira parada foi no Centro de Estudos do Mar (CEM – UFPR), no qual está localizado o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos coordenado pelo Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC). Os(As) estudantes foram recepcionados(as) pela equipe do LEC e tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho do Projeto de Monitoramento de Praias (PMP-BS), que diariamente monitora/estuda o litoral do Paraná em busca de animais marinhos debilitados ou mortos. Em seguida, o professor Dr. Maikon Di Domenico atual coordenador do Curso de Oceanografia, apresentou aos alunos um breve histórico do CEM – UFPR e dos cursos de graduação ofertados pela instituição.

Por fim, os alunos realizaram duas saídas de campo em áreas de manguezal e restinga, consolidando na prática o aprendido em sala de aula. Nesse momento, foi possível observar as inúmeras interações ecológicas existentes nessas áreas, assim como sua rica biodiversidade.

Confira os registros: