Estudantes do IFPR Campus Paranaguá realizam visita Técnica na Aldeia Guaviraty – Campus Paranaguá

VISITA TÉCNICA

Estudantes do IFPR Campus Paranaguá realizam visita Técnica na Aldeia Guaviraty

Dia 09 de agosto é o dia internacional dos povos indígenas e a data surge como símbolo da luta pela busca de garantir autodeterminação e direitos humanos às diversas etnias indígenas do planeta.

Em comemoração à data, na última sexta-feira, estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e do Ensino Médio Integrado em Meio Ambiente do IFPR Campus Paranaguá participaram da “Primeira semana cultural Tekoá Guaviraty” em Shangrilá, Pontal do Paraná.

Ao chegar no local, os(as) estudantes foram recepcionados(as) pela aldeia e pelos(as) professores(as) da escola indígena Guavira Poty. Em seguida, seguiram para uma trilha de aproximadamente 4 km, que termina no Rio Maciel, onde pode-se desfrutar de uma bela vista. Ao retornar, os(as) estudantes saborearam um delicioso almoço, o tradicional Xipá (ou Tipá, que é um alimento feito à base de trigo, água e sal), além de batata-doce, mandioca e bananas assadas direto na fogueira, fogueira esta que também foi local e momento de troca de saberes com a aldeia. Durante o período da tarde teve apresentação de um teatro sobre a história da aldeia Guaviraty (que significa “muitos Araçás”), artesanatos, pinturas faciais com urucum, apresentação de coral, Xondaro (luta indígena característica dos guaranis) e, por fim, uma roda de conversa com o cacique da aldeia.

A saída de campo é referente as disciplinas de Sociedade e Natureza e Tópicos Especiais em Biologia III, ministradas pela professora Fernanda Possatto. Esses componentes objetivam proporcionar aos(às) estudantes experiências de vivência com os povos originários, comunidades e saberes tradicionais.

Segundo a professora Fernanda,

“conhecer a nossa história é preservar a identidade cultural da nossa sociedade”.

(Fernanda Possatto)

Também estiveram presentes na visita a professora Heloisa Fernandes e os professores Emerson Tonetti e Ivã Vinagre.