IFPR Campus Paranaguá em Intercâmbio Internacional no IPVC em Viana do Castelo – Portugal – Campus Paranaguá

VISITA TÉCNICA

Entre os dias 01 e 11 de setembro o docente Everaldo dos Santos e a estudante Gisele F. de Souza Teleginski, ambos do PPGCTS (Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade do Campus Paranaguá), representaram o nosso Campus em um Programa de Intercâmbio estabelecido entre o Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) em Viana do Castelo, Portugal e o Instituto Federal do Paraná.

A delegação foi composta pelo docente Cleber Serafin (Assessor de Relações Internacionais do IFPR) e estudantes dos Campi de União da Vitória e Londrina. O intercâmbio teve uma programação extensa com visita em todos os pólos (escolas superiores) do IPVC onde foi possível vistar as Escolas: Superior Agrária em Ponte de Lima, Superior de Desporto e Lazer em Melgaço, Escola de Ciências Empresariais em Valença, e as escolas de Educação e Artes e Tecnologia e Gestão em Viana do Catelo.

Em todas as escolas superiores os diretores e coordenadores de curso receberam a delegação, apresentaram a estrutura física e pedagógica dos cursos ofertados em nível técnico, superior e mestrado. Além disso, alguns docentes fizeram palestras e demonstrações de aulas práticas nos diferentes laboratórios das escolas superiores como forma de imersão acadêmica no IPVC.

A partir dessa missão de intercâmbio várias possibilidades de parceria e mobilidade entre estudantes e docentes das instituição poderão ser realizadas. Ressalta-se o profissionalismo, receptividade, acolhimento e humanismo dos profissionais do IPVC com a delegação do nosso IFPR, representado pela Profª Drª Ana Paula Vale, Vice-presidente do IPVC e o coordenador para assuntos internacionais Hugo Delgado.

O professor Everaldo dos Santos destaca a importância desse intercâmbio e continuidade do projeto para internacionalização do IFPR, especialmente do PPGCTS Campus Paranaguá com o IPVC.

“A Direção Geral do Campus Paranaguá entende que essa missão foi estratégica no sentido de abertura de novas oportunidades para que a comunidade acadêmica possa ter contato com culturas diferentes, propiciando assim uma visão sistêmica e globalizada sobre ações de ensino e pesquisa.” (Mateus das Neves Gomes, Diretor Geral)

Confira algumas imagens da visita: