IFPR Campus Paranaguá recebeu evento “O Som dos Tambores” nesta sexta-feira (22/03) – Campus Paranaguá

EVENTOS EXTERNOS

No dia 22 de março, ocorreu a apresentação do Projeto “O Som dos Tambores”, idealizado por Jakeline Taylor, produtora cultural de Paranaguá e estudante do curso de Ciências Sociais do IFPR Campus Paranaguá. O projeto foi aprovado no edital da Lei Paulo Gustavo, que conta com recursos do Governo Federal. Jakeline também é coordenadora do Coletivo Afro Parnanguara, que tem realizado ações de letramento racial.

O projeto ofereceu oficinas gratuitas de tambores durante um mês na Associação de Moradores do Porto Seguro com uma apresentação de estudantes participantes no IFPR Campus Paranaguá, localizado no mesmo bairro.

A escolha da data próxima ao Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações de Candomblé (21/03) foi estratégica devido à relação dos instrumentos (atabaques) com essas tradições religiosas. A idealizadora do projeto enfatizou que essa apresentação marca o encerramento do ciclo de oficinas, mas não do projeto como um todo, pois há o interesse dos(as) participantes em dar continuidade com projeto após o término do período inicial. Há também a perspectiva de expansão do projeto para outros bairros, permitindo que mais pessoas se envolvam com o instrumento, a música e sua ancestralidade.

O evento também incluiu uma roda de conversa com a professora do IFPR Campus Paranaguá e vice coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) Paloma Virgens Santiago; o Bàbá Hérick Lechinski, presidente da Associação Cultural Africana, Afro-brasileira e Umbandista do Litoral Paranaense (Acaaulp); o Pai Lederson Souza, presidente da ACEFI; Alabe Nilson Sérgio, do Yle Asé Lebara Vodun Wunge Bara; e a própria Jakeline Taylor. A mediação da mesa foi feita por Adilson Taylor e Jakeline Taylor, ambos produtores culturais e estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Sociais do IFPR Campus Paranaguá.

Confira as fotos do evento aqui!