Projeto Com-partilhe
Publicado em
No dia 20 de novembro aconteceu no espaço mosaico do IF Paranaguá a II Feira de Trocas do Projeto Com-partilhe, que faz parte de um projeto com o mesmo nome, pensado a partir de percepções e vivências no espaço escolar do IFPR Campus Paranaguá, em seus diversos ambientes e setores, do cotidiano e de trocas entre alunos e servidores. Além disso, da necessidade em envolver a comunidade das mais diversas formas em atividades que atuem como promotoras de saúde mental aliando conceitos de sustentabilidade, meio ambiente, consumo consciente, bem como possibilitando a inserção social dos estudantes em vulnerabilidade, além do estreitamento de vínculo com a instituição das mais variadas formas, prevenindo a evasão, promovendo o êxito escolar e ainda ampliando a relação entre a escola e a comunidade.
Saúde, comunicação, expressão através da moda, economia solidária, gestão e tecnologia são conceitos que norteiam as práticas do projeto compartilhe e incessantemente são trabalhadas das mais diversas formas, tendo como eixo central a feira de troca de roupas, calçados, acessórios e itens diversos desde livros até utensílios domésticos e eletrônicos. A Feira é construída coletivamente e alicerçada nos valores institucionais que são: sustentabilidade, educação de qualidade e excelência, ética, inclusão social, inovação, empreendedorismo, respeito às características regionais, visão sistêmica, democracia, transparência, efetividade, qualidade de vida, diversidade humana e cultural e valorização das pessoas.
Nesta edição a feira contou com a participação do Projeto “A cultura corporal no IFPR”, que auxiliou na montagem da feira e na curadoria das peças para troca. A feira teve duração de 10 horas, e circularam pelo espaço alunos, ex-alunos, servidores efetivos, contratados e terceirizados, moradores do bairro porto seguro e bairros vizinhos além de munícipes das cidades de Pontal do Paraná e Matinhos.
No ano de 2019 foram realizadas 2 feiras no IFPR e a mediação de um Feira de troca de Brinquedos à convite de uma empresa multinacional. Em 2020 o projeto será retomado e precisa de voluntários para a sua continuidade!
Dúvidas podem ser tiradas com Thaise, Bárbara ou Evelyn na SEPAE ou ainda através do Instagram @projeto_com_partilhe.