Passeio Ciclístico em Colombo marcará o lançamento de aplicativo desenvolvido no IFPR – Instituto Federal do Paraná

inovação

Com a chamada, "anote na agenda", imagem traz resumo das informaçõe que estão no corpo da notícia
Passeio terá ritmo leve, para que ciclistas de todas as idades possam participar

O município de Colombo irá sediar no dia 4 de junho o maior evento ciclístico já realizado na cidade, o 1º Pedala Joinbike. O passeio, voltado a ciclistas de todas as idades, marcará o lançamento oficial do Joinbike, aplicativo desenvolvido no IFPR que irá conectar ciclistas de todo o mundo.

A saída está prevista para às 08h30 do Bosque da Uva, com passagem pela área rural do município e término, novamente, no Bosque.

Para garantir a segurança e o conforto dos participantes, a Guarda Municipal de Colombo fornecerá escolta durante todo o percurso, enquanto uma van de apoio estará disponível para auxiliar em caso de necessidade. Além disso, ao longo do trajeto, haverá pontos de hidratação para que os ciclistas possam se refrescar e recuperar as energias.

Os participantes também desfrutarão de um delicioso café da manhã antes do início do passeio.

“O evento é uma excelente oportunidade para um programa agradável com as famílias; para promover um estilo de vida saudável e também para explorar as belezas naturais de Colombo”, comenta Gustavo Kopp, egresso do IFPR e um dos desenvolvedores do app.

Veja, neste vídeo, como vai funcionar o passeio ciclístico, do qual podem participar pessoas de todas as idades!

O evento conta com o apoio e a parceria da Prefeitura de Colombo, do Sebrae e do IFPR.

Joinbike

O Joinbike é um aplicativo que busca promover a segurança na prática do ciclismo, ao conectar interessados para que possam realizar pedaladas em conjunto, diminuindo os riscos de atropelamentos e assaltos.

O aplicativo começou a ser desenvolvido em 2020, no componente curricular Informática Aplicada à Gestão, ministrado pelo professor Eduardo Liquio Takao aos estudantes do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFPR, Campus Colombo. A proposta era que os estudantes desenvolvessem um projeto aliando o uso da tecnologia à gestão.

Partindo do gosto pessoal de um dos participantes, apaixonado pelo ciclismo, o grupo deu início ao desenvolvimento do aplicativo. Em 2021, o projeto foi selecionado em edital interno para o recebimento de bolsas pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pradi).

De lá para cá, o projeto foi eleito o melhor do país pelo MEC; o melhor da América do Sul pelo The Earth Prize e, nos próximos dias, dias será apresentado em Harvard e no MIT. Leia mais sobre a trajetória do aplicativo e dos seus desenvolvedores nesta reportagem:

O Joinbike estará disponível na Play Store a partir do dia 4 de junho.

1º Pedala Joinbike

Data: 04/06/2023.
Horário: 08h30.
Saída: Bosque da Uva (Colombo).
Trajeto: Área rural de Colombo.
Chegada: Bosque da Uva (Colombo).
Infraestrutura: Escolta da Guarda Municipal; van de apoio; hidratação ao longo do trajeto; café da manhã para os participantes.
Parceiros: Prefeitura de Colombo, Sebrae e IFPR.