A Semana do Livro e da Biblioteca em resumo – Campus Pinhais

A Semana do Livro e da Biblioteca em resumo

A semana passada foi movimentada no nosso Campus Pinhais, com o evento Semana do Livro e da Biblioteca. Diversas atividades aconteceram: exibições de “Curta Metragens”; atividades criativas como o “Bordando uma história”, na qual os participantes foram convidados a criar uma história através do bordado, a “Mesa de RPG”,  que é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente, e a “Oficina de Origami”, na qual os participantes aprenderam a fazer um marcador de página usando a técnica do origami, e o “Concurso de Fantasias”, que contou com a participação de vários estudantes.

O evento também foi marcado por um brechó solidário, que permitiu a doação e a troca de roupas em bom estado e uma “Roda de conversa sobre a autora Chimamanda Ngozi Adichie”, autora premiada de diversos livros, como Hibisco roxo, Americanah e Meio sol amarelo. Outra atividade que marcou o evento foi o lançamento do livro “Alcateia”, que é o primeiro livro de poesias de autoria da professora Jeanine Geraldo Javarez, Coordenadora de Ensino e docente de Língua Inglesa e Cultura Anglófona.

Vários servidores, em especial a Bibliotecária Caroline Veroneze, e estudantes se envolveram no planejamento, organização e realização do evento. Alguns estudantes comentaram sobre esta experiência de colaborar com a realização de um evento: Gabriel Bombacini, do 3º Ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio (INFO 3), afirmou “Eu gostei do engajamento e força e força de vi tarde que todos tiveram para realizar as atividades, me senti orgulhoso do trabalho em equipe adorei as atividades pois além de ser algo divertido de realizar ver os frutos do trabalho me dá uma enorme satisfação”; a estudante Gabriela Grigoleto, também da INFO 3, afirmou que “foi uma experiência maravilhosa!!! Estar envolvida em eventos de universos literários é mágico. Acho que esses eventos possibilitam que os alunos se aproximem mais do hábito de ler, e conhecer novos universos literários, novas culturas e poder compartilhar com outras pessoas as suas opiniões sobre as obras. O evento teve bastante oficinas legais e a roda de conversa foi incrível, com toda certeza do mundo participarei novamente!”. Já para a estudante Rachel Luz, do 4º Ano do Curso de Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (ADM 4), “a organização da semana valeu super a pena, eu esperava que viesse menos pessoas por conta do horário fora de aula, mas rendeu demais! E a vibe da semana foi incrível também”.

Os envolvidos na realização do evento, agradecem a participação dos servidores e estudantes e lembram que o objetivo principal das atividades foi reafirmar a importância da biblioteca, do livro e, é claro, da leitura!

Acompanhe abaixo um resumo do evento a partir de algumas fotos.