Núcleo de Educação em Direitos Humanos de Pinhais realiza série de ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher – Campus Pinhais

Eventos

Devido à passagem do Dia Internacional da Mulher, o Núcleo de Educação em Direitos Humanos (NEHD) do Campus Pinhais está promovendo diversas ações no campus, que iniciaram na semana passada e tem continuidade nesta semana.

No último dia 06, ocorreu uma roda de conversa promovida pelas Promotoras Legais Populares Perifa. A atividade, intitulada “8M: A luta das mulheres ao longo da história – venham conversar sobre papéis e desigualdade de gênero”, foi ofertada para as/os estudantes dos cursos noturnos de graduação e contou com mais de 60 participantes.

Para os estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no último dia 07, promoveu-se um momento de reflexão sobre o espaço das mulheres no mundo do trabalho, com a fala das docentes Eliana Maria dos Santos (IFPR), Lauriana Paludo (IFPR) e Aline Mendonça Fraga (UFPR). Todas as turmas dos cursos Técnico em Administração e Técnico em Informática estiveram presentes.

Já no dia 08, em parceria com o projeto de extensão Voces del Español, foi realizada a oficina “Cosa de mujer, ¿qué es?”, na qual os participantes puderam homenagear algumas mulheres latino-americanas.

As atividades proporcionaram reflexões importantes e evidenciaram a necessidade de discussão sobre a desigualdade de gênero dentro do âmbito acadêmico e institucional. Ao longo desta semana, outras atividades estão sendo realizadas e, durante o mês março, será realizada uma campanha em colaboração com a Pastoral Carcerária para a arrecadação de itens de higiene pessoal para mulheres privadas de liberdade da casa de detenção de Piraquara.