Evento de encerramento do Curso de Assistente de Produção Cultural do Campus Pinhais reúne estudantes, docentes e membros de setores da arte e cultura – Campus Pinhais

Eventos

No último dia 30 de novembro aconteceu no Campus Pinhais o encerramento do curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) “Assistente de Produção Cultural”, que, em sua primeira edição, contou com estudantes iniciantes, veteranos e gestores da Área Cultural e se mostrou uma ferramenta efetiva de aproximação do campus com a sociedade civil e a classe de trabalhadores da Arte.

O evento contou com a presença de Loa Campos, Coordenadora do Escritório do Ministério da Cultura no Paraná (MinC-PR), Adriano Esturilho, Presidente do Sindicato de Artistas e Técnica em Espetáculos de Diversões do Estado do Paraná (SATED-PR), Valdelis Antunes, representante da Associação de Vídeo e Cinema (AVEC) do Paraná, Ângelo Stroparo, que faz parte da Film Comission-PR, Elton Barz, Secretário Executivo da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Vlad Urban, um dos organizadores do festival Psycho Carnival, bem como de docentes do Campus Pinhais e estudantes que participaram do curso FIC.

A noite contou também com diversos relatos dos alunos sobre suas práticas enquanto artistas e produtores culturais, além de um delicioso coffee breake cedido gentilmente pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Pinhais (SEMEL).

A partir das temáticas e orientações recebidas durante o curso, os estudantes submeteram 15 projetos foram submetidos à Lei Paulo Gustavo, nas esferas municipal e estadual, e mais de 100 mil reais em projetos foram aprovados para execução. Além disso, após a finalização do curso, os estudantes podem requerer no SATED-PR o Registro Profissional (DRT) de Diretor de Produção, mediante apresentação do certificado de conclusão. Esta iniciativa fortalece o arranjo cultural local e aponta para novas edições, dada a participação efetiva e retorno positivo por parte dos alunos.