Membros do NEABI do Campus Pinhais participam de Roda de Conversa na Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba – Campus Pinhais

Notícias

Membros do NEABI do Campus Pinhais participam de Roda de Conversa na Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba

Publicado em

Copiado!

Neste dia 08 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Pinhais esteve presente na Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba participando de uma Roda de Conversa para discutir demandas e desafios enfrentados pelas mulheres indígenas na contemporaneidade.

O evento foi organizado por lideranças dos povos originários do Paraná e teve como lema: “Meu corpo é meu primeiro território, respeite!”. Estavam presentes mulheres indígenas de diversas cidades do estado, lideranças de organizações e movimentos sociais, agentes públicos, parlamentares, ativistas de Direitos Humanos, pesquisadoras/es, entre outros.

A roda de conversa levantou importantes desafios quanto ao enfrentamento à violência de gênero nas comunidades indígenas e à atuação dos órgãos do Estado que atuam diretamente nos territórios tradicionais. Há um longo caminho a ser percorrido para que os direitos das mulheres indígenas sejam, de fato, respeitados.

Topo