Projetos de pesquisa
Atualizado em
O Portal das Artes é uma ferramenta com atualização anual, procurando ampliar os itens de sua composição para utilização no âmbito institucional.
O objetivo é proporcionar a participação dos representantes dos Núcleos de Arte e Cultura (NAC’s), professores de artes, agentes culturais e pesquisadores na área de Arte e Cultura na inserção de novas informações a serem compartilhadas. Assim, objetiva demonstrar a produção artística e institucional do IFPR.
Aqueles que desejarem disponibilizar/atualizar informações de seus Projetos no Portal das Artes, devem repassar as informações para o representante do NAC local. Somente serão apresentados dados e/ou informações dos projetos devidamente cadastrados no Comitê de Pesquisa e Extensão dos Campi (Cope).
2022
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Assis Chateaubriand | Processos miméticos no teatro e na dramaturgia brasileiros contemporâneos: a releitura como movimento de criação | Pedro Leites Junior |
Astorga | Musica Vulgata: por uma Escuta Historicamente Informada | Ronald Ferreira da Costa |
Capanema | Arte e Tecnologia | Daniela Silvestrin |
Curitiba | A Formação do Professor do Ensino de Arte para a Educação Básica: levantamento das Instituições Formadoras que ofertam cursos na área de Arte no Brasil | Cristine Roberta Piassetta Xavier |
Curitiba | A relação museu-escola na construção da aprendizagem significativa em Arte | Ligia Cristina Battezzati |
Jaguariaíva | Aprendizes de Griô: pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africana | Rafael Cesar Ferrari dos Santos |
Jaguariaíva | Leituras históricas: obras literárias, contextos e interpretações. | Pedro Francisco Cataneli |
Londrina | Arte e montagem: tendências impertinentes da arte contemporânea | Guilherme Lima Bruno E Silveira |
Londrina | CEPECH E EVENTOS: PRODUZINDO E DISSEMINANDO CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS, CULTURAIS E ARTÍSTICOS EM CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS NO IFPR – CAMPUS LONDRINA: CONSCIÊNCIA NEGRA EM DEBATE, CEPEQUINHO E CEPECHARTE | Lawrence Mayer Malanski |
Paranaguá | A Dialética das Séries na Contemporaneidade: Relações Intermidiáticas com os “Clássicos” Literários | Angélica Tomiello |
Paranaguá | IFPR-Pguá Futsal: As Brabas de Paranaguá | Robertro Teixeira Alves |
Paranaguá | Políticas de Ciência e Tecnologia: construção, paradigmas e educação. | Alexandre Chiarelli |
Paranaguá | Práticas de letramento em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio | Juliana Regina Pretto |
Pinhais | Sentidos da Experiência: Levantamento de ações Teatrais nos Institutos Federais do Sul – Pesquisa do Programa Formação de Espectadores: Cultura e cidadania na Comunidade | Jefferson Araujo Moraes |
Pitanga | Trabalho Criador: produções estéticas e artísticas | Tania Regina Rossetto |
Quedas do Iguaçu | Experimentações Cênicas e Tecnológicas | Juliana Camargo Matta |
Telêmaco Borba | Multiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR- Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagens | Kelly Cristinna Frigo Nakayama |
Umuarama | Cidade de madeira – espaços de memória | Aline Beatrís Skowronski da Silva |
Umuarama | Língua e Currículo: literatura, música e outras artes como norteadoras dos estudos de Português e Espanhol | Adenilson de Barros Albuquerque |
2021
Campus | Título do Projeto | Coordenador |
---|---|---|
Colombo | Literatura na Web: a produção de podcasts e booktoubes nas aulas de literatura do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná | Eliege Cristina Pepler |
Colombo | Núcleo da Cena-IF | Carine Rossane Piassetta Xavier |
Curitiba | A avaliação da acessibilidade web de portais governamentais | Priscila da Silva Duarte |
Curitiba | A relação museu-escola na construção da aprendizagem significativa em Arte | Ligia Cristina Battezzati |
Goioerê | Palhaçaria e Educação Social | Marcelo Adriano Colavitto |
Jaguariaíva | Aprendizes de Griô: pesquisa e divulgação da produção científica e tecnológica africana | Lisandra Maria Kovaliczn Nadal |
Paranaguá | A Dialética das Séries na Contemporaneidade: Relações Intermidiáticas com os “Clássicos” Literários | Angélica Tomiello |
Paranaguá | IFPR-Pguá Futsal: As Brabas de Paranaguá | Roberto Teixeira Alves |
Paranaguá | Linguagens, códigos e suas tecnologias: Educação Física no ensino médio uma proposta de desenvolvimento a partir do Lazer sistematizando experiências de forma colaborativa. | Aline Tschoke Vivan |
Paranaguá | Políticas de Ciência e Tecnologia: construção, paradigmas e educação. | Alexandre Chiarelli |
Paranaguá | Pressione Start: A utilização dos roteiros de videogames no ensino de literatura | Maicon Rodrigues |
Pinhais | Sentidos da Experiência: Levantamento de ações Teatrais nos Institutos Federais do Sul – Pesquisa do Programa Formação de Espectadores: Cultura e cidadania na Comunidade | Jefferson Araújo Moraes |
Pitanga | Trabalho Criador: produções estéticas e artísticas | Tania Regina Rossetto |
Quedas do Iguaçu | Experimentações Cênicas e Tecnológicas | Juliana Camargo Matta |
Telêmaco Borba | Multiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR- Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagens | Kelly Cristinna Frigo Nakayama |
2020
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Barracão | Danças Folclóricas: Cultura e Expressão do Povo Fronteiriço | Valdenir Lotti |
Cascavel | As Mulheres da Arte Moderna Paranaense: As representações estéticas sob o olhar feminino e suas relações socioculturais na segunda metade do século XX | Mauricio Marcelino De Lima |
Cascavel | Relações étnico-raciais no Brasil: uma pesquisa sobre lugar de fala da população negra | Thiago Leibante |
Colombo | Era uma vez…. o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo. | Carine Piasseta Xavier |
Colombo | Estudos literários: Literatura e revolução na América Latina | João Paulo Partala |
Colombo | Performances identitárias, práticas discursivas e trans idiomáticas: o processo de des (re)territorialização de refugiados e migrantes no espaço virtual | Izabel da Silva |
Curitiba | Formação de professores de Arte… | Cristine Roberta Piassetta Xavier |
Irati | Barreiras e Facilitadores na vivência de práticas corporais nos diferentes espaços do município de Irati – PR | Talita Assis |
Irati | Os pactários da linguagem: representações multimeios do Brasil contemporâneo através da obra de Guimarães Rosa | Artur Ribeiro Cruz |
Irati | Personagens Malditos Século XXI: corpo e cinema em do fundo do poço se vê a Lua | Peterson Nogueira |
Ivaiporã | Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem | Sonia Maria da Costa Mendes e Andrea Martini Ribeiro |
Jacarezinho | Caterina Sforza: uma mulher na renascença | Larissa Miranda Júlio |
Jacarezinho | Corpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimento | Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues |
Jacarezinho | Nelson Rodrigues: narrativa, dramaturgia e processo de criação | José Francisco Quaresma Soares da Silva |
Jacarezinho | Repertório e estética: Uma visão pedagógica | Adrio Schwingel |
Jaguariaíva | Entre deuses gregos a voçorocas: dimensões do trágico e da memória em Ópera dos Mortos | Pedro Leites Junior |
Jaguariaíva | Mediação do professor orientada para uma experiência reconstrutiva: colagens digitais numa perspectiva de ressignificação de imagens | Cely Kaori Hirata |
Londrina | Museu de Sons Tecnológicos | Lawrence Mayer Malanski |
Londrina | O Discurso em Movimento: análise do discurso de movimentos sociais e manifestações políticas nas redes sociais. | Rogério Martins Marlier |
Londrina | Todas as cores do mundo: a construção da raça e do racismo no Brasil. | Reinaldo Benedito Nishikawa |
Paranaguá | A emancipação da dissonância métrica: Progressões Métricas em Composições de Igor Stravinsky | Leandro Gumboski |
Paranaguá | As práticas corporais vivenciadas no tempo e espaço de lazer dos cidadãos do litoral do Paraná | Aline Tschoke |
Paranaguá | LITERATURA NA WEB: a produção de booktoubers nas aulas de literatura do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal do Paraná. | Eliege Cristina Pepler |
Pitanga | Imaginário: a arte como intervenção na realidade concreta | Tania Regina Rossetto |
Pitanga | O Trabalho Criador em Arte: produção de significados no processo de apropriação do conhecimento | Gustavo Leoni Bordin |
Telêmaco Borba | ArteFato: sistema de aprendizagem digital para a disciplina de Arte | Leonardo Nickson da Silva |
Telêmaco Borba | Estratégias para compreensão leitora em língua estrangeira | Kelly Cristinna Frigo Nakayama |
Telêmaco Borba | Línguas Estrangeiras no Currículo Oficial do Brasil: da Reforma Francisco Campos ao Governo Temer | Guilherme Sachs |
Telêmaco Borba | Multiletramentos nas aulas de espanhol no IFPR- Telêmaco Borba: estudo e construção de conteúdos sobre a diversidade cultural e de linguagens | Kelly Cristinna Frigo Nakayama |
2019
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Capanema | Fazendo Arte | Daniela Silvestrin |
Colombo | Era uma vez…. o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo. | Carine Xavier |
Colombo | Estudos literários: Literatura e revolução na América Latina | João Paulo Partala |
Colombo | Literatura na WEB | Eliege C. Pepler |
Coronel Vivida | Assédio moral e sexual nas relações hierárquicas e institucionais: em busca do direito à felicidade. | Candida Leopoldino |
Curitiba | Entre fios e poesia. In: Observatório da Juventude | Marineide Silva. In: Davani Fernandes |
Irati | Barreiras e Facilitadores na vivência de práticas corporais nos diferentes espaços do município de Irati – PR | Talita Stresser de Assis |
Irati | Os pactários da linguagem: representações multimeios do Brasil contemporâneo através da obra de Guimarães Rosa | Artur Ribeiro Cruz |
Ivaiporã | Estudos da Imagem e Procesoss de Aprendizagem | Sonia Maria da Costa Mendes |
Ivaiporã | II Encontro de Humanidades do Vale do Ivaí – “Nós, Os Normais” | José Eduardo Pimentel Filho |
Jacarezinho | Corpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimento. | Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues |
Jacarezinho | Repertório e estética: uma visão pedagógica. | Adrio Schwingel |
Jacarezinho | Uma mulher na Renascença: Catarina Sforza. | Larissa Miranda Julio |
Londrina | Museu de Sons Tecnológicos | Lawrence Mayer Malanski |
Londrina | O Discurso em Movimento: análise do discurso de movimentos sociais e manifestações políticas nas redes sociais. | Rogério Martins Marlier |
Londrina | Todas as cores do mundo: a construção da raça e do racismo no Brasil. | Reinaldo Benedito Nishikawa |
Palmas | A angústia que (não) se anuncia: uma articulação com o pensamento do feminino | Jacob dos Santos Biziak |
Palmas | A Arte Mural como reflexão sobre a diversidade e a produção partilhada do conhecimento em uma concepção pós-humana: Imagens e Narrativas das Etnias de Palmas | Magda Salete Vicini |
Palmas | As teorias da cor e a educação em Artes Visuais | Luiz Ney Todero |
Palmas | G.E.D.I. – Grupo de estudo do discurso | Jacob dos Santos Biziak |
Palmas | Grupo Pan: Arte e Emancipação | Douglas Colombelli Parra Sanches |
Palmas | Imagens da história: construção do passado e educação patrimonial a partir de imagens fotográficas de Palmas-PR. | Silvano Aparecido Redon |
Paranaguá | A cultura corporal no IFPR Paranaguá: Novas possibilidades de vivência no tempo e espaço de lazer dos alunos | Aline Tschoke |
Paranaguá | A emancipação da dissonância métrica: Progressões Métricas em Composições de Igor Stravinsky | Leandro Gumboski |
Paranaguá | Da aldeia ao museu: a trajetória da coleção “Maria Ignez Mello” do MAE-UFPR | Francieli Lisboa de Almeida |
Paranaguá | Guaraguaçu Caiçara: saberes e sabores do litoral do Paraná | Antonio Marcio Haliski |
Paranaguá | Práticas curriculares nas escolas quilombolas do Paraná: reconhecimentos ou rompimentos culturais? | Antônio Ferreira |
Pinhais | Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na Comunidade | Jefferson Araujo Noraes |
Pitanga | O Trabalho Criador em Arte produção de significados no processo de apropriação do conhecimento | Tania Regina Rossetto |
Umuarama | Produção de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambiental | Claudio Luiz Mangini |
2018
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Colombo | Diálogos Interartes: O papel da literatura e da pintura na formação da identidade nacional a partir da produção artística da família Taunay em viagens pelo Brasil no século XIX. | Priscila Giacomassi |
Colombo | Diálogos Interartes: O papel da literatura e da pintura na formação da identidade nacional a partir da produção artística da família Taunay em viagens pelo Brasil no século XX | Priscila Giacomassi |
Colombo | Era uma vez…. o despertar para a criação cênica na comunidade quilombola da região de Colombo. | Carine Xavier |
Colombo | Estudos literários: Literatura e revolução na América Latina | João Paulo Partala |
Irati | Os Pactários Da Linguagem: Representações Multimeios Do Brasil Contemporâneo Através Da Obra De Guimarães Rosa | Artur Cruz |
Irati | Personagens Malditos Século XXI: Corpo e Cinema em do Fundo do Poço Se Vê a Lua | Peterson Nogueira |
Jacarezinho | Corpo, Complexidade e Criação Cênica: investigações sobre a integração voz-movimento | Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues |
Jacarezinho | Jacarezinho, qual é a tua Música? | Adrio Schwingel |
Jacarezinho | Repertório e estética: uma visão pedagógica | Adrio Schwingel |
Jaguariaíva | Entre deuses gregos a voçorocas: dimensões do trágico e da memória em Ópera dos Mortos | Pedro Leites Junior |
Jaguariaíva | Leituras Históricas: obras literárias, contextos e interpretações | Pedro Francisco Cataneli |
Jaguariaíva | Roberto Bolaño e Osman Lins | Ivan Takashi Kano |
Londrina | Museu de Sons Tecnológicos | Lawrence Mayer Malanski |
Londrina | O Discurso em Movimento: análise do discurso de movimentos sociais e manifestações políticas nas redes sociais. | Rogério Martins Marlier |
Londrina | Todas as cores do mundo: a construção da raça e do racismo no Brasil. | Reinaldo Benedito Nishikawa |
Paranaguá | A emancipação da dissonância métrica: progressões métricas em composições de Igor Stravinsky | Leandro Gumboski |
Pinhais | Programa Formação de Espectadores: Cultura e Cidadania na Comunidade | Jefferson Araujo Moraes |
Pitanga | Literatura em ruínas: locais e memória em escritoras do século XV a XVII | Amanda Luzia da Silva |
Pitanga | O Trabalho Criador em Arte: produção de significados no processo de apropriação do conhecimento | Tania Regina Rossetto |
Telêmaco Borba | A fabricação de instrumentos musicais eletrônicos com microcontroladores: integrando saberes tecnológicos e musicais | Rafael Augusto Michelato |
Umuarama | Gambiarrasa: Desvio de Função de Artefatos na Arte e no Design | Ivã Vinagre de Lima |
Umuarama | Produção de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambiental | Claudio Luiz Mangini |
União da vitória | Construção de Recursos Didáticos Táteis para o Ensino-aprendizagem de Deficientes Visuais em Arte. | Giciélen Beatriz Retcheski Vicente |
União da vitória | O conceito de beleza na filosofia da arte de Schopenhauer | Eduardo Ramos Coimbra de Souza |
2017
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Astorga | ARTiculando: resgate da cultural local e construção da identidade | Rosa Amélia Barbosa |
Astorga | Experiências artísticas: possibilidades e desafios no contexto da educação tecnológica | Rosa Amélia Barbosa |
Barracão | Arte em linhas, retrato da tri fronteira | Valdenir Ioti |
Campo Largo | Arte e Cultura no IFPR : uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica | Luciana Milcarek |
Capanema | Relações de fronteira: Brasil e Argentina. | Daniela Silvestrin |
Ivaiporã | Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem | Sonia Maria da Costa Mendes |
Jacarezinho | Corpo, complexidade e criação cênica: investigações sobre a integração voz-movimento. | Antônio Marcelino Vicenti Rodrigues |
Jacarezinho | Intervenções de Educação Preventiva em prol da Diversidade Sexual | Everton Ribeiro |
Jacarezinho | Núcleo de Direitos Humanos: Educação Preventiva e Diversidade Sexual | Everton Ribeiro |
Jacarezinho | Processos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolar | Everton Ribeiro |
Paranaguá | As práticas corporais vivenciadas no tempo e espaço de lazer dos cidadões do litoral do Paraná | Aline Tschoke |
Paranaguá | O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional | Eliege Cristina Pepler |
Umuarama | Produção de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambiental | Claudio Luiz Mangini |
União da Vitória | Construção de Recursos Didáticos Táteis para o Ensino-aprendizagem de Deficientes Visuais em Arte | Gicielen Beatriz Retcheski |
2016
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Assis Chateaubriand | As literaturas e as culturas africanas e afro-brasileiras: reflexões socioculturais e aspectos educacionais | Celina de Oliveira Barbosa Gomes |
Barracão | Arte em linhas, retrato da tri fronteira | Valdenir Ioti |
Campo Largo | Arte e Cultura no IFPR : uma perspectiva de otimizar a aprendizagem e as relações humanas na Educação Profissional e Tecnológica | Luciana Milcarek |
Capanema | Arte Contemporânea | Daniela Silvestrin |
Colombo | A arte de produzir documentários | João Paulo Partala |
Colombo | Pesquisas Cromáticas | Camilla Carpanezzi |
Ivaiporã | Estudos da Imagem e Processos de Aprendizagem | Sonia Maria da Costa Mendes |
Jacarezinho | Intervenções de Educação Preventiva em prol da Diversidade Sexual | Everton Ribeiro |
Jacarezinho | Investigação acerca da formação de atores no teatro contemporâneo | Everton Ribeiro |
Jacarezinho | Núcleo de Direitos Humanos: Educação Preventiva e Diversidade Sexual | Everton Ribeiro |
Jacarezinho | Processos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolar | Everton Ribeiro |
Palmas | Muralismo: Arte, Cultura e Pós-humanismo | Magda Salete Vicini |
Paranaguá | O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional | Eliege Cristina Pepler |
Telêmaco Borba | A criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio – por uma educação musical significativa e adequada a jovens. | Rafael Augusto Michelato |
Umuarama | Produção de literatura infanto-juvenil ilustrada para fins de iniciação científica e educação ambiental | Claudio Luiz Mangini |
União da Vitória | Dança, cura e superação de limites | Gicielen Beatriz Retcheski |
2015
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Capanema | Poesia Campeira no Cinema | Susana Carla de Souza Ferraz |
Capanema | REBRINCAR – resgantando a cultura por meio de brinquedos e brincadeiras | Elize Bertella |
Goioerê | Estado de Infância : Uma dimensão filosófica e poética da vida | Marcello Adriano Colavitto |
Ivaiporã | GIPHALTEC: Grupo de pesquisa em Arte, história e literatura no ensino técnico | Mauricio Marcelino de Lima |
Jacarezinho | Investigação acerca da formação de atores no teatro contemporâneo | Everton Ribeiro |
Jacarezinho | Processos de drama enquanto experiência: pesquisa-ação e contribuições na formação de professores para a prevenção da homofobia no espaço escolar | Everton Ribeiro |
Paranaguá | A Cultura Corporal no IFPR Paranaguá | Aline Tschoke |
Paranaguá | O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional | Eliege Cristina Pepler |
Telêmaco Borba | A criação de novas metodologias para o ensino de música no ensino médio – por uma educação musical significativa e adequada a jovens. | Rafael Augusto Michelato |
Telêmaco Borba | A leitura de imagens nas aulas de espanhol: um diálogo entre artes visuais, língua e cultura. | Kelly Cristinna Frigo |
Umuarama | Intervalo Cultural | Meire Pereira de Souza Ferrari |
Umuarama | Memória Fotográfica do IFPR Campus Umuarama | Meire Pereira de Souza Ferrari |
União da Vitória | Dança, cura e superação de limites | Gicielen Beatriz Retcheski |
2014
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Assis Chateaubriand | Arte e Reciclagem: mãos criativas, uma possibilidade de renda. | Andressa Bilha Cruz |
Ivaiporã | GIPHALTEC: Grupo de pesquisa em Arte, história e literatura no ensino técnico | Mauricio Marcelino de Lima |
Jacarezinho | Cara branca, nariz vermelho: o palhaço na rua. | José Francisco Quaresma Soares da Silva |
Paranaguá | Estudo artístico da cultura pop japonesa | Alexandre Chiarelli |
Paranaguá | Literatura, história e sociedade no litoral do Paraná | Antônio João Galvão de Souza |
Paranaguá | O herói moderno e o herói contemporâneo: uma leitura comparada entre Macunaíma e Buscapé na formação do caráter nacional | Eliege Cristina Pepler |
Umuarama | Intervalo Cultural | Meire Pereira de Souza Ferrari |
Umuarama | Memória Fotográfica do IFPR Campus Umuarama | Meire Pereira de Souza Ferrari |
2013
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Assis Chateaubriand | Cinema na Escola: um olhar crítico para a Sétima Arte | Kátia Cristiane Kobus Novaes |
Curitiba | Hip-Hop e Religião na Perspectiva da Geografia Humana: Universos Culturais Unidos Pela Juventude | Dalvani Fernandes |
Foz do Iguaçu | Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Sociedade | Ana Maria Libório de Oliveira |
Ivaiporã | GIPE – Grupo Interdisciplinar De Pesquisas Em Cultura E Estética Latino Americana | Mauricio Marcelino de Lima |
Jacarezinho | I Seminário de Pesquisa em Teatro/Conexão Encena 2013 – PBIS – Curso Técnico de Nível Médio em Arte Dramática | Larissa Miranda Júlio |
Jacarezinho | Pano de boca: o avesso da criação teatral | Larissa Miranda Júlio |
Jacarezinho | Revelando talentos e criatividade com desenhos | José Francisco Quaresma Soares da Silva |
Paranaguá | Estudo artístico da cultura pop japonesa | Alexandre Chiarelli |
Paranaguá | Literatura, história e sociedade no litoral do Paraná | Antônio João Galvão de Souza |
Paranaguá | Nó(s) da cultura: patrimônio e imagem no litoral paranaense | Patrícia Martins |
Umuarama | Memória Fotográfica do IFPR Campus Umuarama | Meire Pereira de Souza Ferrari |
2012
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Curitiba | Consciência e cultura histórica dos jovens alunos de cursos técnicos integrados do IFPR Campus Curitiba: um estudo de caso | Denilson Roberto Schena |
Ivaiporã | GIPE – Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Cultura e Estética Latino Americana | Mauricio Marcelino de Lima |
Paranaguá | A valorização da Cultura do Litoral do Paraná por meio da Literatura | Aline Renée Benigno dos Santos |
Paranaguá | Leitura literária | Rosana de Fátima Silveira Jammal Padilha |
Paranavaí | Atividades Culturais: uma forma de enfatizar as Ciências Humanas, a interdisciplinaridade e a cultura no IFPR-Paranavaí | Valeriê Cardoso Machado |
2011
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Curitiba | As necessidades e fragilidades apresentadas pelos professores da educação básica que atuam com o Ensino de Arte em Palmas e Região | Cristine Roberta Piassetta Xavier |
Paranaguá | Caiçaras (in)visíveis: mulheres escritoras do litoral paranaense | Joyce Luciane Muzi |
2010
Campus | Título do projeto | Coordenador |
---|---|---|
Curitiba | CineLab: Pesquisa de Pesquisa e Experimentação em Cinema e Imagens da Cultura | Cynthia Leticia Schneider |