Publicado em
O Instituto Federal do Paraná segue com inscrições abertas para os processos seletivos dos cursos presenciais e a distância. No total, são 11.488 vagas, distribuídas entre 57 cidades do Paraná e de São Paulo.
Apesar de ocorrerem simultaneamente, as duas seleções possuem diferenças significativas que precisam ser observadas pelos candidatos.
Para os cursos presenciais, haverá aplicação de prova, que está marcada para o dia 19 de novembro, das 14h às 18h (os candidatos somente poderão realizar a prova na cidade que oferta os cursos para os quais efetuaram a inscrição).
Já para os cursos a distância a seleção será feita com base no desempenho escolar durante o Ensino Médio (serão consideradas as notas das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática).
Nos cursos a distância são ofertadas vagas em seis cursos técnicos subsequentes (Logística; Agente Comunitário de Saúde; Administração; Meio Ambiente; Serviços Públicos e Segurança do Trabalho).
Nos cursos presenciais, há vagas para cursos técnicos (integrados e subsequentes ao Ensino Médio) e também para cursos superiores (licenciaturas, bacharelados e tecnólogos).
As inscrições para os cursos presenciais custam R$ 50 e devem ser efetuadas pela página da Funtef, organizadora do processo seletivo, até 08 de outubro.
As inscrições para os cursos a distância devem ser realizadas até 15 de outubro e são gratuitas. Para se inscrever, os candidatos devem ter o histórico escolar em mãos e utilizar o sistema que está disponível no site do Instituto, observando atentamente as instruções disponíveis.
Tanto para o processo seletivo dos cursos a distância quanto para os cursos presenciais, é importante que os candidatos, antes de efetuar a inscrição, leiam atentamente o(s) edital(ais), pois estes são os documentos que trazem todas as regras e informações referentes aos seus respectivos processos de seleção.