Proepi incentiva I Olimpíada de Robótica no IFPR – Instituto Federal do Paraná

Robótica

Proepi incentiva I Olimpíada de Robótica no IFPR

A pró-reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (Proepi) publicou, na tarde desta terça-feira (18), o Edital 002/2014 que rege o processo de concessão de bolsas aos coordenadores nos câmpus da I Olimpíada de Robótica do IFPR. O documento prevê a realização de etapas locais das Olimpíadas, em todas as unidades, entre os dias 14 de abril e 30 de maio. Nas etapas locais, serão escolhidos os protótipos que vão ser apresentados na Fase II das Olimpíadas, a etapa regional, a ser realizada em Curitiba. Na etapa regional, serão escolhidos os projetos que representarão o IFPR na Olimpíada Nacional de Robótica de 2014.

Cada câmpus do IFPR deverá apresentar à Proepi um único projeto e coordenador, que pode ser um docente ou técnico administrativo lotado no câmpus. Os projetos devem ser submetidos pelo responsável por coordenar o evento no câmpus. Os coordenadores receberão uma bolsa no valor de R$ 2 mil, que deverão ser utilizados exclusivamente para a organização da Fase I e para auxiliar os estudantes classificados na participação da Fase II da I Olimpíada IFPR de Robótica.

As inscrições devem ser feitas até o dia 10 de março, pelo envio do formulário de inscrição (AnexoI do Edital 002/2014) para o endereço eletrônico dempi@ifpr.edu.br. Após recebidas, as propostas serão analisadas peloa Proepi. Se necessário, a pró-reitoria vai indicar as adequações que o projeto deve sofrer para ser aprovado, entre os dias 24 e 26 de março.

Sobre a I Olimpíada de Robótica do IFPR

A Olimpíada de Robótica é um espaço de apresentação, exposição e competição de protótipos robóticos desenvolvidos por estudantes dos Câmpus do IFPR. Durante o evento, os participantes terão a oportunidade de conhecer e intercambiar experiências científicas e tecnológicas ligadas à execução de protótipos inovadores na área da robótica. O evento tem como objetivos:

a)Preparar os alunos para competições regionais, nacionais e internacionais na área da robótica;
b) Disseminar a cultura da Extensão Tecnológica no âmbito do IFPR. 2.3 Estimular o interesse de alunos e professores pelo desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação.
c) Expor à comunidade interna e externa o resultado dos projetos voltados ao desenvolvimento de protótipos robóticos.
d) Criar um ambiente propício para a troca de experiências inovadoras entre alunos, técnicos e professores do IFPR.
e) Estimular a criatividade empreendedora e inovadora de alunos, técnicos e professores do IFPR.