Publicado em
O IFPR, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), foi contemplado com mais duas bolsas do Programa Demanda Social (DS) da Capes.
Tendo em vista que o Demanda Social é destinado a programas de pós-graduação stricto sensu acadêmicos, as novas bolsas serão destinadas ao Programa de Mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS – Campus Paranaguá) e ao Programa em Sustentabilidade (PSU – Campus Umuarama), que atendem aos critérios de distribuição estabelecidos pela Capes.
Além desses dois programas, o IFPR também possui o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT – Campus Curitiba), mas este não pode participar do DS por ser um mestrado profissional.
De acordo com o diretor de Pós-Graduação (DPG/Proeppi) do IFPR Leandro Rafael Pinto, as bolsas são fundamentais, para que os programas de pós-graduação do IFPR continuem se desenvolvendo e, com isso, também fortalecendo as comunidades nas quais estão inseridos.
O Programa de Demanda Social (DS) tem por objetivo apoiar discentes de programas de pós-graduação stricto sensu oferecidos por Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, por meio da concessão de bolsas de estudo, nos níveis de mestrado e doutorado, visando à formação de recursos humanos de alto nível necessários ao país.
Incluindo as duas novas bolsas anunciadas pela Capes, o IFPR possui cinco bolsas DS no PPGCTS e duas no PSU.