Comissão de técnicos administrativos participa de reunião na Reitoria – Instituto Federal do Paraná

Comissão de técnicos administrativos participa de reunião na Reitoria

Uma comissão de representantes dos técnicos administrativos esteve nesta quinta, dia 23 de agosto, em reunião com o reitor Irineu Colombo e com os Pró-Reitores. Durante a conversa, que se estendeu por aproximadamente três horas, os servidores apresentaram as reivindicações resultantes de reuniões e assembleias realizadas nos últimos meses. Além de dar mais clareza para as reivindicações, o diálogo entre técnicos administrativos e a Reitoria foi fundamental para demonstrar que existe a abertura para a discussão destes temas essenciais para construção do Instituto Federal do Paraná.

A principal solicitação da comissão é uma participação ainda mais ativa dos técnicos administrativos no processo de deliberação sobre documentos institucionais como o Regimento Interno e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

Neide Alves, pró-reitora de Gestão de Pessoas, lembrou que a atual gestão reformulou a composição do Conselho Superior, trazendo a participação de representantes dos técnicos, docentes, estudantes e da sociedade civil. Desta forma, os técnicos estão efetivamente representados, por membros eleitos, não apenas na deliberação como no processo de tomada de decisão do IFPR.

Membros da comissão afirmaram que são nítidos os avanços da atual gestão em relação à participação, citando inclusive o procedimento da Consulta Interna, mas que gostariam de que este processo evoluísse ainda mais. Dentre as sugestões, está a inclusão de uma metodologia que propicie o feedback para as sugestões dadas durante o período da Consulta.

Bruno Faraco, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, destacou que em apenas um ano de gestão percebe-se no IFPR um avanço democrático e uma gestão cada vez mais participativa. A participação na construção dos documentos institucionais é perfeitamente legítima. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2009-2013) passa por um processo de revisão, entretanto o PDI2014-2018 será objeto de planejamento estratégico elaborado com a participação de toda a comunidade IFPR. Destacou ainda, que a comunicação dos eleitos no CONSUP com todos os técnicos administrativos precisa realmente evoluir, mas que a representatividade é nova e ainda está em um momento de aprendizado.  No mesmo sentido, Ezequiel Westphal, pró-reitor de Ensino, enfatizou que está em andamento a construção dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) dos câmpus, com solicitação explícita de que toda a comunidade acadêmica esteja envolvida. Westphal lembrou que os PPP darão origem a um Projeto Pedagógico Institucional, essencial para a construção do Plano de Desenvolvimento Institucional, o que demonstra que os servidores estão envolvidos desde o princípio.

Em relação ao Regimento Interno, o reitor afirmou que está prevista para o final do ano a implantação do documento, que já tem sua base consolidada no organograma da instituição e em uma minuta que estará, em breve, sob análise da comunidade, do Conselho de Dirigentes (Codir) e do Conselho Superior (Consup). Ele destacou que o cronograma já prevê o período de um ano de revisão do documento, o que propiciará uma discussão ainda mais profunda e com envolvimento da comunidade acadêmica.

Jornada de Trabalho

Outra solicitação dos representantes é a constituição de um grupo de trabalho (GT) para estudo e discussão em relação ao Decreto nº 1590/1995, que trata da jornada de trabalho e sua flexibilização. A Reitoria se mostrou favorável à constituição do GT e sugeriu que esta discussão fosse realizada também junto ao Sindiedutec.

Os membros da comissão foram convidados a participar de uma outra reunião, marcada anteriormente, com a presença da diretoria do Sindiedutec. O encontro com a presença da Comissão dos técnico-administrativos, Sindiedutec e estudantes será no dia 29 de agosto, às 14h, para discussão de pauta interna.

O reitor Irineu Colombo aproveitou a reunião para reiterar seu compromisso de ir até os câmpus para conversar sobre os temas de interesse da comunidade acadêmica e lançar os planos diretores das unidades.

Confira fotos da reunião no nosso álbum do Facebook.