Servidores de Curitiba podem se inscrever para a prática de esportes – Instituto Federal do Paraná

Servidores de Curitiba podem se inscrever para a prática de esportes

A partir da próxima segunda-feira (25), servidores, funcionários e estagiários do Campus Curitiba e da Reitoria poderão praticar atividades físicas, laborais e recreativas. Nesta sexta-feira (22) iniciam as inscrições para a ginástica laboral, ginástica e alongamento.  As inscrições devem ser feitas das 14h às 18h, na sala 106 da unidade João Negrão, em Curitiba, mesmo local onde a atividades serão desenvolvidas.

No ato da inscrição o interessado deve escolher entre uma das três opções de horários para a ginástica laboral, que terá turmas todas as tardes nos seguintes horários: das 15h às 15h15; das 15h30 às 15h45 e das 16h às 16h15. Já o alongamento e a ginástica serão feitos nas quintas-feiras, das 18h às 19h.

Vôlei e futebol de salão
Os servidores também terão a opção do esporte recreativo, com equipes de vôlei e futebol de salão. As inscrições para essas modalidades serão feitas de forma simultânea ao início dos jogos, que serão realizados na quadra de esportes da unidade João Negrão, após o expediente. As quartas-feiras foram reservadas para o voleibol, das 18h às 19h; o futebol de salão será nas quintas-feiras, também das 18h às 19h.

A escolha dos exercícios, modalidades e horários foram definidas por meio de um levantamento feito pela Coordenação de Ações Esportivas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). As atividades fazem parte do projeto “Instituto Qualidade de Vida” (QV), dirigido pelo professor Francisco Paulo Trautwein em parceria com o professor de Educação Física do Campus Paranaguá, Izaias Costa Filho, o Kiko.

Paralelo ao levantamento de interesses entre os servidores, o Projeto “Instituto QV” fez uma avaliação funcional em mais de 100 trabalhadores do IFPR Curitiba. “O procedimento de avaliação já foi concluído; a partir de agora os dados serão tabulados para compor um estudo mais amplo sobre a saúde dos servidores”, explica o professor Francisco Paulo Trautwein.

O coordenador do Projeto garante que o programa será disponibilizado também para os campi. “Queremos que o esporte e a qualidade de vida sejam uma realidade em todas as unidades do Instituto. Para isso, precisamos do apoio e mobilização dos professores dessa área para a implantação do projeto em todas as cidades”, destaca.

Segundo Trautwein, o projeto “Instituto QV” é diferenciado. “A atenção que vem sendo dispensada pelo IFPR ao esporte, lazer e à qualidade de vida de seus servidores demonstra pioneirismo já que a maioria das instituições não executa ações voltadas para o público interno”, completa.

Passeio ciclístico no domingo
O professor Francisco Paulo Trautwein  aproveita para convidar a todos para participarem de um passeio ciclístico organizado pelo Extra Supermercado com o apoio da Coordenação de Ações Esportivas do IFPR. O passeio será realizado neste domingo (24) e a saída está marcada para às 9h, em frente ao Extra da Kenedy. O trajeto tem aproximadamente 7km e será finalizado na rua da Cidadania do Carmo. Haverá sorteio de brindes e de cinco bicicletas.