Diretoria de Qualidade de vida e SIASS promove campanha sobre Dezembro Laranja – Instituto Federal do Paraná

Diretoria de Qualidade de vida e SIASS promove campanha sobre Dezembro Laranja

Arte com fundo laranja, contém a logo do IFPR um laço laranja e o texto "Dezembro Laranja"

Neste mês de dezembro a Diretoria de Qualidade de Vida e Capacitação do Servidor e a equipe do SIASS convida todos os servidores do IFPR a dedicar um tempo para aprender e adotar medidas que podem nos proteger em relação ao câncer de pele.

O câncer de pele é um dos tipos mais comuns de câncer, mas felizmente, muitos casos podem ser evitados com cuidados simples e atenção à exposição solar.

Com o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele, é crucial compreender mais sobre essa condição e como preveni-la.

O câncer de pele é uma doença provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células da pele. Existem diferentes tipos, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma. A exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioleta (UV) do sol é a principal causa do câncer de pele. Além disso, outros fatores de risco incluem histórico familiar da doença, pele clara, presença de muitas pintas ou sardas, entre outros.

Prevenção

A prevenção é fundamental para reduzir o risco de desenvolver câncer de pele. Algumas medidas simples podem fazer toda a diferença:

1. Use Protetor Solar: Aplique protetor solar diariamente, mesmo em dias nublados. Certifique-se de escolher um produto com fator de proteção solar (FPS) adequado ao seu tipo de pele e reaplique a cada duas horas ou após nadar ou suar.
  2. Evite Exposição Solar em Horários de Pico: Busque sombra e evite a exposição direta ao sol entre 10h e 16h, quando os raios UV são mais intensos.
  3. Proteja-se com Roupas Adequadas: Use roupas que cubram a maior parte do corpo, como camisas de manga longa, chapéus de abas largas e óculos de sol.
  4. Fique Atento às Mudanças na Pele: Realize autoexames regularmente para identificar qualquer alteração na pele, como mudanças em pintas ou lesões que não cicatrizam. Consulte um dermatologista se notar algo diferente.

O Dezembro Laranja nos lembra da importância de proteger nossa pele e cuidar da nossa saúde. Ao adotar medidas preventivas e compartilhar conhecimento, podemos reduzir significativamente o impacto do câncer de pele em nossas vidas.

Lembre-se: prevenir é sempre o melhor caminho quando se trata da sua saúde e bem-estar. Cuide da sua pele hoje para garantir um amanhã mais saudável e protegido!